BLOG-Epagri

Programa Terra Boa 2024 vai disponibilizar R$111,12 milhões e beneficiar mais de 66 mil agricultores catarinenses

O governador Jorginho Mello e o secretário de Estado da Agricultura e Pecuária, Valdir Colatto, apresentaram as novidades do Programa Terra Boa para o ano de 2024, nesta quarta-feira, 14, durante a abertura do Itaipu Rural Show, em Pinhalzinho. Nesta edição, serão investidos R$ 111,12 milhões – 9% a mais do que em 2023, quando foram aplicados R$ 102,9 milhões.

O Programa apoia a aquisição de sementes de milho de alto valor genético (Foto: Divulgação / Epagri)

Estima-se que deverão ser atendidos mais de 66 mil agricultores familiares em 2024, em praticamente todos os municípios catarinenses. Em 2023, foram beneficiados 65.520 agricultores. Para acessar o Programa, os agricultores devem entrar em contato com a Epagri do seu município.

O Programa Terra Boa é executado desde 1983, considerado um dos programa mais tradicionais do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária.

Veja como serão aplicados os investimentos, distribuídos entre as seguintes modalidades:

• 170 mil sacas de semente de milho
  • 400 mil toneladas de calcário
  • 4 mil cotas do kit forrageiras
  • 1.160 cotas do kit apicultura
  • 2 mil cotas do solo saudável
  • 13 mil abelhas rainhas selecionadas
  • Apoio ao cultivo de até 7,5 mil hectares de cereais de inverno a serem destinados para a fabricação de ração animal.

Entenda como funciona cada modalidade

Sementes de Milho

• O Programa apoia a aquisição de sementes de milho de alto valor genético, o que gera um rendimento maior por hectare cultivado e que representa mais de 70% das sementes retiradas pelos produtores.

• Por meio do Programa, o agricultor pode retirar até 5 sacos de semente, devolvendo em equivalente de sacos de milho no próximo ano, com o produto da colheita. O tipo de semente e o nível tecnológico definem a proporção de troca. A Secretaria da Agricultura e Pecurária subsidia parte do custo das sementes, dependendo do tipo da semente.

Calcário

Este Programa funciona em duas modalidades:

• Direto da mineradora – o agricultor recebe o calcário gratuitamente, responsabilizando-se somente pela retirada do produto na mineradora. Na maioria dos municípios, as prefeituras apoiam os agricultores no transporte até as propriedades rurais.
  • Via cooperativas – cada agricultor poderá retirar nas cooperativas até 30 toneladas de calcário, devolvendo no próximo ano o valor correspondente ao frete com o resultado da colheita.

Kit Forrageira

Cada cota, no valor de R$2.860,00, é formado por mais de 80 produtos, definidos a partir de um projeto técnico elaborado por técnico da Epagri. O produtor pode pagar o investimento em duas parcelas anuais, sem juros. Caso opte em fazer o pagamento em parcela única, terá um desconto de 30%. Jovens rurais egressos de cursos do Projeto Ação Jovem terão direito a até sete cotas.

Kit Apicultura

O kit tem o valor de R$ 2,86 mil e o produtor terá dois anos de prazo para pagamento, com parcelas anuais e sem juros. Se realizar o pagamento em uma única parcela, terá um desconto de 30%.

O Terra Boa contempla, também, o fornecimento de abelhas rainhas, visando o melhoramento genético dos apiários, sem custo para o apicultor.

Kit Solo Saudável

O valor do kit é de R$ 2,86 mil e o produtor terá dois anos de prazo para pagamento, com parcelas anuais e sem juros, ou, caso o produtor optar em efetuar o pagamento em parcela única, terá um desconto de 30% sobre o valor total.

Cereais de Inverno

Este Projeto tem por objetivo a ampliação da área cultivada plantada e o volume produzido de cereais de inverno em Santa Catarina, visando minimizar o déficit de grãos para produção de ração, para atender a demanda das cadeias de proteína animal no Estado, além de aumentar a cobertura vegetal dos solos. Cada agricultor receberá R$ 385,00 por hectare efetivamente plantado, num limite de 10 hectares.

*Com informações da Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária.