Empreendimentos de turismo rural de Chapecó ganham destaque na Efapi 2023

• Categoria do post:Turismo rural

Famílias proprietárias de empreendimentos de turismo rural de Chapecó contaram com uma verdadeira vitrine para expor seus espaços, produtos e serviços dentro da Efapi (Exposição Feira Agropecuária, Industrial e Comercial de Chapecó). Durante o evento, os visitantes puderam conhecer os atrativos da Rota Desbrave Chapecó, que oferece oito empreendimentos, com café colonial, camping, vinícola, queijaria, casa de doces, SPA, restaurante e cervejaria.

turismo rural em Chapecó
Espaço de divulgação do turismo rural de Chapecó atraiu o interesse dos visitantes da Efapi (Foto: Divulgação)

Cada empresa teve um espaço especial no pavilhão de turismo rural, com decoração temática para mostrar aos visitantes o “gostinho” que cada destino oferece. “Graças a essa visualização, tivemos a oportunidade de apresentar para milhares de pessoas a nossa marca. Na Efapi 2023, fizemos muitos contatos, parcerias, perspectivas de negócios futuros e saímos fortalecidos”, avalia Jonieversson Malagutti, da empresa Somos Malagutti. No período de 6 a 15 de outubro, cerca de 500 mil pessoas passaram pela Efapi.

Turismo rural em Chapecó

A rota de turismo rural Desbrave Chapecó, inaugurada em 2022, oferece um itinerário com oito empreendimentos para visitação. A iniciativa é resultado do trabalho de uma equipe multidisciplinar e interinstitucional, que realiza atividades de visitação, orientação, capacitação, legalização (principalmente sanitária), apoio e divulgação dos empreendimentos.

turismo rural em Chapecó
Rota de turismo rural Desbrave Chapecó oferece oito empreendimentos para visitação (Foto: Divulgação)

Essa equipe reúne extensionistas da Epagri de Chapecó, técnicos da prefeitura, das Secretarias de Desenvolvimento e Turismo e Desenvolvimento Rural, do Sebrae, da Instância de Governança Regional (IGR) Grande Oeste, da Vigilância Sanitária e outras entidades parceiras. “Em breve, a rota contará com novos integrantes que já foram visitados e orientados pela equipe técnica e estão aptos para credenciamento”, conta Caroline Möller Scholz, extensionista rural da Epagri de Chapecó.

Epagri incentiva o turismo rural

A Epagri oferece capacitação e apoio para que as famílias rurais e da pesca de Santa Catarina transformem suas propriedades em destinos turísticos. O objetivo é profissionalizar a atividade, oferecendo serviços, experiências e produtos para que os visitantes desfrutem da rotina, dos sabores, dos costumes, da tranquilidade e da hospitalidade da vida no campo.

turismo rural em Chapecó
A Epagri capacita as famílias rurais para oferecerem produtos de valor agregado, serviços e experiências de lazer aos visitantes (Foto: Divulgação)

A Epagri e seus parceiros oferecem capacitações por meio de visitas, oficinas, cursos, viagens técnicas e também utiliza como ferramentas de apoio as Políticas Públicas e os Programas Governamentais. Elas permitem às famílias ter acesso ao crédito para investir no novo negócio, com condições facilitadas para pagar.

Interesse pelo campo

De acordo com dados do Ministério do Turismo divulgados em junho de 2023, o turismo rural é uma tendência no setor de viagens. A pesquisa indica que 74% dos turistas interessados nessa área procuram o interior do país para contemplar a natureza. Entre os maiores interesses dos viajantes que optam pelo turismo rural estão os atributos “paz e tranquilidade” e “autenticidade da comida caseira”. A pesquisa ainda indica que as trilhas são uma das atividades do meio rural mais procuradas por esse público.

turismo rural em Chapecó
Busca de paz e tranquilidade está entre os interesses dos viajantes que optam pelo turismo rural

Os dados comprovam uma tendência que já foi identificada pela Epagri no dia-a-dia do trabalho com as famílias rurais e a população urbana. “Não há dúvidas de que o turismo rural tem um potencial incrível para impulsionar a economia local e promover o desenvolvimento sustentável das áreas rurais. E Chapecó está em posição de destaque nesse contexto, entre as 20 economias que mais cresceram no país entre 2010 e 2022. Se de um lado a cidade está se tornando cada vez maior e mais desenvolvida, de outro, a população busca cada vez mais a tranquilidade do interior para seus momentos de descanso e lazer”, conclui a extensionista Caroline, da Epagri.

Para conhecer a rota de turismo rural Desbrave Chapecó, clique aqui.

Mais informações: Epagri – Escritório Municipal de Chapecó: (49) 2049 7767