Curso básico de pecuária de corte começa nesta terça, 3, em Tubarão

• Categoria do post:Pecuária

Começa nesta terça-feira, 3, e vai até sexta, 6, curso básico de pecuária de corte para produtores rurais, no Centro de Treinamento da Epagri em Tubarão. O curso tem aulas teóricas pela manhã e, no período da tarde, visitas a campo. No primeiro dia, “nós vamos dar um enfoque geral na pecuária de corte, falar sobre a questão de mercado, mercado global, mercado no Brasil, mercado em Santa Catarina e até no mercado macrorregional. Vamos falar também sobre sistemas de produção e custos de produção”, explica o médico-veterinário Marcelo Tubino Bortolan, da Gerência Regional da Epagri em Tubarão, que é um dos coordenadores do curso.

Pastagem é um dos temas tratados no curso (Fotos: Divulgação Epagri)

Esse já é o quarto curso básico de pecuária de corte realizado na região este ano. Um deles foi em Tubarão, e os outros dois, em setembro e agosto, nos municípios de Treze de Maio e Imaruí, respectivamente.

A programação da capacitação inclui temas como fertilidade do solo, produção de pastagens, tipos e manejo de pastagem, sombreamento, piquetes e água para os bovinos na quarta-feira, dia 4. No dia 5, o enfoque vai ser sobre cria, produção de bezerros, matrizes, raças, cruzamentos, seleção de matrizes, manejo sanitário, exigências nutricionais da vaca de cria, exigências nutricionais do bezerro até a desmama. E no dia 6, o foco vai ser recria e terminação, ou seja, o bezerro desde o desmame até a entrega para o abatedouro. “Nós vamos falar sobre o manejo sanitário, as estratégias alimentares para essas categorias de animais, e também sobre a infraestrutura produtiva, a parte de curral e central de manejo.”

Neste ano curso já aconteceu em Tubarão, Treze de Maio e Imaruí

As visitas a campo são sempre em propriedades que já praticam o conteúdo do curso. “Falamos também sobre bem-estar animal, como manejar os animais para que eles sejam mais dóceis, a construção de um curral que facilite o trabalho, que facilite o manejo, em que os animais entrem e passem pelo curral de uma forma mais dócil; então, o nosso curso, ele trata muito dessas questões, de como conseguir um animal jovem e com bom acabamento, que é o que o frigorífico quer, também sobre as carnes especiais, as carnes marmorizadas (carne marmorizada ou com marmoreio é mais suculenta e macia, com maior valor de mercado, com gordura entremeada nas fibras musculares da carne)”, diz Marcelo Bortolan.

No mês de novembro, a Epagri vai promover outro curso em pecuária de corte, mas para técnicos.

Ouça no podcast da Epagri, o Panorama Agrícola.