Pesquisas da Epagri em Canoinhas impressionam representantes de universidade espanhola

  • Categoria do post:Pecuária

As pesquisas da Estação Experimental da Epagri em Canoinhas (EECan) com melhorias de caívas e com ervais nativos impressionou pesquisadores da Universidad de Granada, da Espanha. Na última semana de agosto a unidade recebeu a visita dos pesquisadores José Castillo Riuz e Francisca González, ambos da universidade espanhola. Eles estavam acompanhados do pesquisador Alexandre Tomporoski, do curso de Doutorado em Desenvolvimento Rural da Universidade do Contestado (UnC). 

A partir da esquerda: Miguel Gurzynski, Ana Lucia Hanisch, José Castillo Riuz, Alexandre Tomporoski e Francisca González (Foto: Divulgação / Epagri)

Os representantes da Universidad de Granada visitaram a propriedade de Miguel e Raquel Gurzynski, em Canoinhas, onde as pesquisas em caívas já são desenvolvidas há mais de 10 anos. “Ficaram impressionados com os resultados”, relata Ana Lucia Hanisch, pesquisadora da EECan. 

De acordo com Ana Lucia, as caívas da região que adotam a tecnologia de melhoria da pastagem alcançam um aumento de mais de 400% na produção forrageira, com consequente aumento da produção animal e de renda, conservando os remanescentes florestais da Floresta Ombrófila Mista, característicos da região Sul do Brasil.

Caívas são sistemas onde coexistem, na mesma área e ao mesmo tempo, árvores nativas, como pinheiro, erva-mate, canelas ou imbuias, e gado bovino, que usa a área para pastejo da grama nativa que nasce embaixo das árvores. “O que a Epagri fez nos últimos 15 anos foi melhorar a pastagem nativa que existia nas caívas. Utilizando pastagens melhoradas, como missioneira-gigante, tifton, hemarthria, tem sido possível colocar mais gado na mesma área, otimizando esse sistema silvipastoril”, relata a pesquisadora.

Veja como os agricultores aumentam a produção animal nas áreas de caívas: