BLOG-Epagri

Epagri realiza palestras sobre pecuária de corte em Curitibanos

• Pecuária

Com um movimento econômico de cerca de R$75 milhões por ano, a pecuária de corte tem grande importância para o município catarinense de Curitibanos. Para fortalecer ainda mais essa atividade, a Epagri está realizando, em parceria com outras instituições, o Ciclo de Palestras em Pecuária de Corte, dividido em três etapas. A segunda etapa foi realizada no início de agosto e reuniu cerca de 80 pessoas no Parque de Exposições Pouso do Tropeiro. A próxima etapa está marcada para o dia 31 e tem as inscrições abertas.

Duas das três etapas já foram realizadas. Próximas palestras sobre pecuária de corte serão no dia 31 de agosto

No segundo encontro do ciclo, foram realizadas duas palestras: “Melhoramento Genético e inseminação artificial em tempo fixo (IATF)”, com o médico-veterinário e professor da UFSC Vitor Braga Rissi, e “Controle de doenças: brucelose, tuberculose, raiva e aftosa”, com o médico-veterinário Ruan Bruno Rodrigues, da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de SC (Cidasc).

“Esse evento foi motivado pela grande importância da pecuária de corte no município. Curitibanos possui um rebanho de aproximadamente 40 mil cabeças de gado de corte e praticamente a metade das propriedades rurais do município possui essa atividade como geradora de renda”, explica Juliana Golin Krammes, extensionista da Epagri.

Próximo encontro

Na terceira e última etapa do Ciclo de Palestras, marcada para 31 de agosto, os participantes aprenderão sobre “Doenças reprodutivas” com o palestrante Maicon Gaissler Lorena Pinto, pesquisador da Estação Experimental da Epagri em Lages, e sobre “Plantas tóxicas”, com Aldo Gava, professor da Udesc. A programação inicia às 18h30 no Parque de Exposições Pouso do Tropeiro. Para participar, entrar em contato com o escritório da Epagri em Curitibanos: emcuritibanos@epagri.sc.gov.br ou (49) 3412 3076.

A pecuária de corte movimenta R$75 milhões por ano no município de Curitibanos, SC

“Os assuntos são de grande interesse para o setor e focados em abranger todas as etapas da produção, desde produção de pastagens, melhoramento genético, até manejo para controle de doenças e parasitas”, destaca a extensionista Juliana.

O Ciclo de Palestras em Pecuária de Corte é resultado de uma parceria entre prefeitura de Curitibanos, Epagri, Associação Agropecuária e Sindicato Rural de Curitibanos e UFSC – Campus Curitibanos. O evento tem apoio financeiro da Caixa Econômica Federal, Cresol Centro Serra, Sicredi Altos da Serra, Sicoob, Copercampos, Copery, Farmateg Farmácia e Suprimentos Veterinários e Consult Contabilidade.

Informações e entrevistas: Juliana Golin Krammes, extensionista rural da Epagri em Curitibanos – emcuritibanos@epagri.sc.gov.br / (49) 3412 3076.

Informações para a imprensa: Isabela Schwengber, jornalista – (48) 3665-5407 / 99167-3902

Conheça mais sobre a pecuária de corte em Santa Catarina na reportagem da TV da Epagri: