Tarde de Campo em Paraíso aborda agricultura regenerativa

  • Categoria do post:Meio ambiente

A agricultura regenerativa foi tema de uma Tarde de Campo que reuniu cerca de 30 agricultores familiares, no dia 3 de agosto, em Paraíso, município do Oeste catarinense. No evento, eles conheceram os princípios de conservação do solo, através das práticas de terraceamento, cobertura de solo e uso de rolo-faca.

Cerca de 30 agricultores participaram do evento que discutiu, entre outros temas, as plantas de cobertura de solo (Foto: Divulgação / Epagri)

Andréia Sevald, extensionista da Epagri em Paraíso, explica que no local do evento os produtores puderam visualizar as vantagens do terraço de base larga, construído para aumentar a absorção da água da chuva no solo. 

Eles também foram apresentados às plantas de cobertura de solo, que, segundo a extensionista, “atuam como um colchão, que amortece o impacto no solo causado pelas gotas da chuva, combatendo a erosão”.

Os produtores rurais presentes à Tarde de Campo conheceram ainda o rolo-faca, maquinário que faz um amassamento uniforme das plantas de cobertura ou dos restos da cultura anterior, mantendo toda a palhada sobre o solo. O rolo-faca apresentado no evento é produzido no próprio município, pela Tornearia Oeste LTDA, que vende ou aluga o implemento.

De acordo com a extensionista, a Tarde de Campo foi importante para validar as ações que já vêm sendo aplicadas no município, como a construção de terraços e a adoção de práticas de conservação do solo. O evento também levantou discussão entre os presentes sobre a importância da conservação do solo para produzir mais e melhor.  

A Tarde de Campo sobre agricultura regenerativa em Paraíso foi realizada pela Epagri, em parceria com a Cooperalfa, Raix Sementes e Tornearia Oeste. 

Confira como foi o 1º Encontro de Agricultura Regenerativa, que reuniu mais de 700 pessoas em Chapecó, nos dias 19 e 20 de julho de 2023: