Pular para o conteúdo

BLOG-Epagri

Epagri lança três tecnologias para a piscicultura nesta terça (20), em Itajaí (SC)

As novidades tecnológicas desenvolvidas pela Epagri para a piscicultura serão apresentadas em um Dia de Campo nesta terça-feira (20), no Campo Experimental de Piscicultura de Itajaí (CEPIT). No evento, voltado para produtores rurais e técnicos da área, a Empresa vai lançar uma linhagem de tilápia, um alimentador automático para viveiros de pequeno porte e o mapeamento do potencial de cultivo da piscicultura em Santa Catarina.

Nova linhagem de tilápia

A Tilápia Epagri SC 04, que será lançada durante o Dia de Campo, se destaca por alcançar maior peso final em cultivos intensivos em viveiros escavados nas condições climáticas de Santa Catarina. “Em relação à geração anterior, a tilápia GIFT-Epagri SC 03, o peso final da Tilápia Epagri SC 04 foi 15,8% maior na temperatura de 22°C e 7,6% superior na temperatura de 28°C”, destaca o pesquisador Bruno Corrêa da Silva.

A linhagem de tilápia Epagri SC 04 alcança maior peso final nas condições de cultivo e clima de Santa Catarina

A Epagri desenvolve há 10 anos o trabalho de seleção de tilápias com melhor desempenho zootécnico nas condições de cultivo de Santa Catarina. O objetivo é fornecer matrizes que oferecem melhores resultados para os produtores de alevinos, que são a base da cadeia, tanto em Santa Catarina quanto em outros estados. Nesses 10 anos, já foram distribuídas mais de 140 mil matrizes para 44 diferentes produtores de alevinos dentro e fora de Santa Catarina. “O ganho em crescimento das tilápias ao longo de quatro gerações de linhagens desenvolvidas pela Epagri nesses anos é estimado em 33,9%”, explica Bruno.

A Epagri desenvolve há 10 anos o trabalho de seleção de tilápias com melhor desempenho zootécnico nas condições de cultivo de Santa Catarina

Alimentador automático

No dia de campo, a Epagri também vai apresentar um modelo de alimentador de peixes automático, de baixo custo, desenvolvido para cultivos de pequena escala. O objetivo dessa tecnologia é possibilitar a automatização da alimentação para viveiros menores, que representam parte significativa do setor em Santa Catarina. A maioria dos alimentadores automáticos do mercado são para viveiros grandes de cultivo. Nos nossos testes, o modelo desenvolvido pela Epagri apresentou uma precisão melhor que os alimentadores comerciais”, diz Bruno.

Protótipo de alimentador automático de peixes desenvolvido pela Epagri tem baixo custo, alta precisão, e é voltado para viveiros de pequeno porte

O protótipo de alimentador de eixo helicoidal desenvolvido pela Epagri é indicado para rações extrusadas com granulometrias entre 1,3mm e 8mm. Entre as vantagens estão o baixo custo de produção, alta precisão no fornecimento de ração e o fato de funcionar com energia fotovoltaica, o que permite a instalação em locais remotos. Os alimentadores automáticos possibilitam fornecer ração aos peixes nas quantidades e nos horários mais adequados, conforme a biologia da espécie cultivada.

Mapa de cultivo da piscicultura

A terceira tecnologia lançada no Dia de Campo será o Mapa do potencial de cultivo da piscicultura no estado de Santa Catarina, com informações para cinco espécies: tilápia-do-nilo, carpa, truta arco-íris, jundiá e lambari. O mapa traz uma série de informações para ajudar os produtores e técnicos a decidirem sobre o melhor local para cultivar cada espécie e também orienta sobre a espécie que melhor se adapta a cada área. O objetivo é oferecer à piscicultura catarinense informações que permitam alcançar melhor desempenho em cada região do estado.

Mapas apresentam o potencial de cultivo de peixes em Santa Catarina. O percentual informa quanto cada local atende as necessidades fisiológicas de cada espécie

Informação técnica no celular

Além das três tecnologias, a Epagri vai lançar a plataforma de piscicultura no Epagritec, uma plataforma disponível no aplicativo EpagriMob. Essa plataforma, que traz informações técnicas sobre as principais cadeias produtivas de Santa Catarina, como cebola, arroz irrigado e tomate, agora conta também com informações sobre o sistema de sistema de produção de tilápia para viveiros escavados. Nela, o produtor vai encontrar informações sobre todo o sistema de produção dessa espécie, como boas práticas de manejo, preparação do viveiro, qualidade da água e outros temas.

Para acessar o EpagriTec, o usuário precisa baixar em seu celular o aplicativo Epagri Mob, disponível para download gratuito nos sistemas Android e iOs. Também será possível acessar via computador, pelo site da Epagri, na aba Minha Epagri.

Santa Catarina é o quarto produtor nacional de tilápias

Vitrines tecnológicas

Os participantes do Dia De Campo ainda poderão conhecer outras pesquisas na área de tilapicultura realizadas pela Epagri no Campo Experimental de Piscicultura de Itajaí (CEPIT). O evento tem vagas limitadas e inscrições gratuitas. Para se inscrever, procure a Epagri do seu município e informe o número do evento (seceve 65097), ou envie um e-mail para brunosilva@epagri.sc.gov.br. O local tem estacionamento gratuito e o almoço está incluso na programação.

Piscicultura em Santa Catarina

Santa Catarina possui cerca de 30 mil piscicultores que produzem quase 50 mil toneladas de peixes por ano. Desse total, 80% da produção é de tilápias. No cultivo dessa espécie, o estado se destaca nacionalmente na posição de quarto produtor brasileiro.

SERVIÇO

O quê: Dia de Campo da Piscicultura – Mostra de Ciência e Tecnologia para Tilapicultura Catarinense

Quando: 20/06/2023 (Terça-feira)

Onde: Epagri/Estação Experimental de Itajaí – Rod. Antônio Heil, 6800, Itajaí, SC

PROGRAMAÇÃO

Programação da manhã – Local: Auditório da Estação Experimental de Itajaí.

8:00 – Recepção e credenciamento

9:00 – Abertura do evento

9:30 – Lançamento da Tilápia Epagri SC04

10:00 – Lançamento da tecnologia do alimentador automático de pequeno porte.

10:30 – Lançamento da tecnologia: Mapa do potencial do estado de Santa

Catarina para o cultivo da tilápia-do-nilo

11:00 – Lançamento do sistema de produção de tilápia na plataforma Epagritec.

Programação da tarde – Local: Campo Experimental de Piscicultura de Itajaí (Cepit/Cedap/ Epagri)

13:30 – Visitação às vitrines de tecnologias da Epagri em piscicultura.

16:00 – Visitação à obra de ampliação do Campo Experimental de Piscicultura de

Itajaí (Cepit).

Mais informações: Bruno Corrêa da Silva, pesquisador da Epagri/Campo Experimental de Piscicultura de Itajaí – (47) 3398 6324

Pular para o conteúdo