Pular para o conteúdo

BLOG-Epagri

Epagri realiza curso sobre produção de maçãs em São Joaquim (SC)

Para atualizar os produtores de maçã e capacitar os agricultores que pretendem ingressar nessa atividade, a Epagri iniciou em São Joaquim (SC) mais uma edição do Curso sobre Produção de Maçãs. “Mesmo sendo uma atividade estabelecida em Santa Catarina, a cultura da maçã passa por transformações, principalmente nas técnicas de cultivo, e requer atualização constante dos fruticultores”, destaca o engenheiro-agrônomo Názaro Vieira Lima, um dos coordenadores da capacitação. A edição de 2023 iniciou no mês de maio e conta com 34 participantes.

Capacitação da Epagri atualiza os produtores de maçã sobre técnicas de cultivo da fruta

O curso é realizado anualmente desde 2021, nas instalações do Centro de Treinamento de São Joaquim, com algumas atividades na Estação Experimental da Epagri no município. O conteúdo é distribuído em oito encontros de um dia realizados a cada 15 dias, com encerramento previsto para 24 de agosto. “Para facilitar a participação dos interessados, a atividade é oferecida no período de outono e inverno, porque nessa época os fruticultores têm uma carga menor de trabalho nos pomares”, explica Názaro.

Técnicas de cultivo

O conteúdo abrange desde a história da cultura da maçã, passando por todas as fases do cultivo da fruta, classificação, armazenagem e comercialização. Ao longo das aulas, os participantes também fazem visitas técnicas a pomares e packing houses de classificação e armazenagem das frutas.

A capacitação é realizada anualmente em São Joaquim desde 2019

Os instrutores são extensionistas e pesquisadores da Epagri, além de especialistas de outras instituições, como universidades e órgãos de ligados à cadeia produtiva da maçã. “A abordagem dos assuntos parte do princípio de que o interessado desconhece ou tem pouco conhecimento sobre as técnicas de produção de maçãs. Assim, atendemos desde quem quer ingressar na atividade até aqueles que já estão na atividade e buscam atualização técnica”, detalha o coordenador.

Maior produtor de maçã

Santa Catarina é o maior produtor nacional de maçã, respondendo por metade de tudo o que é produzido no País. São 15,3 mil hectares plantados, com uma estimativa de colheita de 556,9 mil toneladas na safra 2022/23.

A região serrana do Estado é o principal polo nacional de produção. Aproximadamente 70% do movimento econômico dos municípios de São Joaquim, Bom Jardim da Serra e Urupema vem direta ou indiretamente da produção de maçãs. De acordo com um mapeamento realizado pela Epagri/Ciram, São Joaquim é o maior produtor da fruta no Brasil. O município catarinense conta com uma área de produção de 8.692ha, representando 26% de todos os pomares do país.

Santa Catarina é o maior produtor nacional de maçã, respondendo pela metade de toda a colheita brasileira

A Epagri é a única instituição do Brasil que faz melhoramento genético de macieira. Esse trabalho já disponibilizou aos fruticultores dezenas de cultivares de maçã de alta qualidade, adaptados ao nosso clima, resistentes a doenças e com alta produtividade.

A Empresa também desenvolve e e leva até os produtores uma série de tecnologias de produção, manejo de pomares, combate a doenças e tecnologia de armazenagem dos frutos com qualidade. Esse trabalho é fundamental para manter o Brasil entre os maiores produtores de maçã do mundo.

O Curso sobre Produção de Maçãs não tem custos para os agricultores e as inscrições podem ser feitas em qualquer Escritório Municipal da Epagri ou na sede da Gerência Regional de São Joaquim – (49)99168-0687 ou grsj@epagri.sc.gov.br.

Mais informações: Názaro Vieira Lima, engenheiro-agrônomo da Gerência Regional da Epagri em São Joaquim: (49) 3233 8431.

Pular para o conteúdo