Pular para o conteúdo

BLOG-Epagri

Epagri realiza Dia de Campo sobre produção artesanal de cachaça

Como produzir cachaça de qualidade foi o assunto do Dia de Campo que a Epagri promoveu no mês de maio em Águas de Chapecó, no Oeste de Santa Catarina. A atividade foi realizada na Cachaçaria Aroma de Cana e reuniu agricultores e técnicos da região, além de participantes do Paraná e do Rio Grande do Sul.

Agricultores e técnicos de SC e de outros estados participaram do dia de campo em Águas de Chapecó

 O objetivo da atividade foi melhorar o processo tecnológico da fabricação de cachaça desde a lavoura até a produção da bebida. Os instrutores orientaram os participantes sobre plantio da cana, cultivo, maturação e época de colheita. O grupo também aprendeu sobre a moenda e cuidados com a regulagem, fermentação correta e boas práticas nesse processo, destilação, armazenamento e envelhecimento do produto, além da fabricação de licores.

O Dia de Campo colocou a Epagri como protagonista nos processos de agregação de valor aos produtos da agricultura, valorização das pequenas propriedades e desenvolvimento das atividades de alta densidade econômica. Esse é um importante caminho para as pequenas propriedades se inserirem no processo de inclusão econômica”, destaca Alésia Ines Lauschner, extensionista social da Epagri.

Objetivo do dia de campo foi melhorar o processo tecnológico da fabricação de cachaça desde a lavoura até a produção da bebida

Curso com inscrições abertas

A Epagri está com inscrições abertas para dois Cursos de Produção e Processamento da cana-de-açúcar. A primeira capacitação, sobre Produção de melado batido, açúcar mascavo e outros doces, está programada para os dias 11 e 12 de julho. O curso sobre Cachaça e Licores está marcado para os dias 22, 23 e 24 de agosto. As atividades são realizadas no Centro de Treinamento da Epagri de São Miguel do Oeste (Cetresmo), que conta com uma Unidade de Processamento de Cana-de-Açúcar que é referência em capacitações sobre o tema desde 1997.

Para mais informações sobre os cursos, entre em contato com cetresmo@epagri.sc.gov.br ou (49) 3631 3222.

Mais Informações: Alésia Ines Lauschner, extensionista social da Epagri em Itapiranga – emitapiranga@epagri.sc.gov.br.

Pular para o conteúdo