Pular para o conteúdo

BLOG-Epagri

Revista científica da Epagri completa 35 anos com muito a comemorar 

A revista Agropecuária Catarinense (RAC), publicação científica da Epagri, completa 35 anos em 2023 com muito a comemorar. “Desde que nasceu, em 1988, a RAC passou por inúmeras fases e teve que se reinventar para acompanhar as inovações e os novos padrões editoriais”, relata Luiz Augusto Martins Peruch, pesquisador e editor técnico. 

Revista passou por vários ciclos, como extinção de seções e incorporação de outras

Nestes 35 anos, foram vários ciclos na revista, com a extinção de seções e incorporações de outras. “Informações de extrema relevância para a agricultura catarinense foram publicadas, algumas somente na RAC, equipes editoriais foram e vieram”, descreve o editor. 

Em 2016 a RAC iniciou um novo ciclo, quando passou a ser publicada, na sua versão on-line, pelo sistema Open Journal Systems (OJS). Em 2020 passou a ter foco na parte científica, deixando de publicar artigos jornalísticos, conquistou novos indexadores e maior relevância no meio científico. No ano passado obteve mais de 100 mil downloads dos artigos e conquistou mais cinco indexadores. 

Ações comemorativas 

Para comemorar seus 35 anos, os editores da revista planejaram uma série de ações, entre elas a criação e divulgação de um selo comemorativo. Também foi desencadeada uma campanha de artigos mais baixados e citados da revista. Os autores dos 30 trabalhos mais baixados e citados estão sendo convidados a publicar um artigo semelhante na revista. 

A equipe da RAC também está empenhada em incrementar a divulgação da revista e de outros materiais técnicos da Epagri, como boletins, sistemas de produção e documentos, em feiras e eventos do setor. Um dos eventos a receberem essa ação é o Solos Floripa 2023, congresso que ocorre em agosto e será o maior evento de ciência do solo da América Latina e Caribe. 

Dando sequência ao processo de aprimoramento da RAC, foi concluída recentemente a atualização do sistema de publicação das edições, o que resultou em mais segurança e novas ferramentas para a navegação do leitor. A RAC publica três edições anuais, nos meses de abril, agosto e dezembro, confira aqui

Mais informações e entrevistas 
Luiz Augusto Martins Peruch, editor técnico da RAC 
(48) 36655175 

Informações para a imprensa 
Gisele dias, jornalista 
(48) 3665-5147 / 99989-2992

Pular para o conteúdo