Pular para o conteúdo

BLOG-Epagri

5º Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano vai ocorrer em Foz do Iguaçu

O 5º Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano vai ocorrer de 18 a 20 de abril. O evento volta a Foz do Iguaçu, onde teve, em 2018, a sua primeira edição sul brasileira. Nos anos seguintes, o Fórum teve edições realizadas em Chapecó (SC), em 2019, edição online em 2021 e em Caxias do Sul (RS), em abril de 2022.

Granja São Pedro Colombari, em São Miguel do Iguaçu (PR), integra um dos roteiros de Visitas Técnicas (Foto: Alexandre Marchetti )

O propósito do evento é contribuir para o desenvolvimento da cadeia de biogás e biometano nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, como também em todo o país. A programação oportuniza um espaço para conexão entre pessoas, instituições e empresas envolvidas na cadeia produtiva do biogás, mostrando as tendências do setor para gerar negócios, desenvolvimento e sustentabilidade.

O Fórum, que é apoiado pela Epagri, tem como entidades realizadoras o Centro Internacional de Energias Renováveis (CIBiogás), de Foz do Iguaçu (PR), a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa Suínos e Aves, de Concórdia (SC) e a Universidade de Caxias do Sul (UCS), de Caxias do Sul (RS). A organização do evento é da Sociedade Brasileira dos Especialistas em Resíduos das Produções Agropecuária e Agroindustrial (Sbera).

As inscrições para o 5º Fórum devem ser feita no site do evento: biogasebiometano.com.br

Estrutura e Espaço de Negócios

O evento vai ocorrer no Golden Park Internacional Foz & Convenções, na área central de Foz do Iguaçu. O diretor de Desenvolvimento Tecnológico do Centro Internacional de Energias Renováveis (CIBiogás), Felipe Souza Marques, coordenador do 5º Fórum, destaca os ambientes que serão oferecidos aos participantes, entre eles o “Espaço de Negócios”, que será ampliado nesta edição. Esse espaço é destinado para os expositores apresentarem suas marcas, produtos, serviços e resultados de projetos. Acontece entre as plenárias e permite a troca de ideias, além de oportunizar negócios e parcerias.

Programação

A programação tem inovações e foco na aproximação das diferentes iniciativas da cadeia do biogás e biometano no Sul do Brasil e terá como eixos principais painéis sobre: Mercado de biogás e biometano; Eficiência em plantas; Caso de biogás na pecuária, indústria e saneamento; Biogás para geração de energia elétrica e produção de biometano; Inserção do biometano no mercado de gás natural; Novas aplicações e biorrefinarias de biogás; Financiamento de projetos de biogás. Os painéis ocorrem nos dias 18 e 19 de abril.

Visitas Técnicas

A região Oeste do Paraná tem uma diversidade de plantas de biogás e biometano. Foram organizados quatro roteiros para as visitas técnicas, no dia 20 de abril. São unidades instaladas em cinco municípios: Foz do Iguaçu, Medianeira, São Miguel do Iguaçu, Ouro Verde do Oeste e em Toledo.

Roteiro 1: Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Ouro Verde e Unidade de Demonstração de Biogás e Biometano da Itaipu Binacional (em Foz do Iguaçu).

Roteiro 2: Planta de biogás da Unidade Frigorífica da Frimesa (Medianeira) e Planta de Biogás da Granja São Pedro – Colombari (São Miguel do Iguaçu).

Roteiro 3: Central de Bioenergia (Toledo) e EnerDinBo (Ouro Verde do Oeste).

Roteiro 4: Usina de Biogás ME-LE – Biokohler (Toledo) e Central de Bioenergia (Toledo).

Prêmio Melhores do Biogás

Sucesso na última edição, o prêmio Melhores do Biogás Brasil volta para o 5º Fórum. A iniciativa vai premiar profissionais, organizações e plantas de biogás que foram destaque no setor do Brasil em 2022 e que estejam em conformidade com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).

O prêmio destaca as seguintes categorias: Profissional destaque; Organização destaque; Plantas/unidades geradoras de biogás destaque. O regulamento e a lista para sugestão dos indicados podem ser acessados no site do 5º Fórum.

Eventos paralelos

O 5º Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano abre espaço para eventos paralelos. Serão realizados seis encontros, de 17 a 19 de abril, com a seguinte programação:

17/04 – segunda-feira

– Workshop de Tecnologias na Prática Programa de Tropicalização de Tecnologias | Projetos GEF Biogás Brasil (inscrições abertas)

– Encontro da Rede Mulheres do Biogás (inscrições abertas)

 18/04 – Terça-feira

– Workshop de Extensionistas Rurais (para convidados)

– Matchmaking Compagas (para convidados)

19/04 – Quarta-feira

– Reunião da Rede BiogasFort Interlaboratorial em Digestão Anaeróbia (inscrições abertas)

– Assembleia da SBERA – Sociedade Brasileira dos Especialistas em Resíduos das Produções Agropecuária e Agroindustrial (para convidados)

Pular para o conteúdo