BLOG-Epagri

Epagri vence Prêmio Expressão de Ecologia com projeto de preservação de sementes crioulas

O projeto Guardiões de Sementes, executado pelo escritório municipal da Epagri em Frei Rogério, foi vencedor do Prêmio Expressão de Ecologia 2022/23, na categoria Agropecuária. A Epagri soma 24 vitórias e se mantém como a maior vencedora do Prêmio, que existe desde 1993 e é a premiação ambiental de maior longevidade ininterrupta do Brasil.

Agricultor Gérson Fertig é um guardião de sementes e um dos parceiros da Epagri no projeto (Fotos: Aires Mariga / Epagri)

O projeto vem sendo desenvolvido desde 2015 pelo escritório da Epagri em Frei Rogério, em parceria com os agricultores Gérson Mauro Fertig e Diodato Neves Tessaro Delfes, também do município. A proposta é preservar as variedades crioulas existentes na região, que são plantas conservadas que foram obtidas através de seleção e cruzamento natural realizada pelos agricultores ao longo de muitas gerações. Isso é feito pela prática de armazenar as melhores sementes da lavoura para o ano seguinte, pois neste processo são selecionados apenas os tipos com determinadas características desejáveis, gerando um melhoramento natural.

A equipe do projeto Guardiões de Sementes percorreu 19 municípios na região de Videira, Caçador e Curitibanos, promovendo reuniões, encontros, oficinas e palestras com objetivo de conscientizar e motivar estudantes, professores e agricultores a multiplicarem e seguirem trocando sementes crioulas. Para tanto, o projeto distribuiu cerca de 2 mil kits contendo mais de 200 variedades de sementes crioulas de diversos tipos, como milho, feijão, arroz, girassol, tubérculos, ervilha, pipoca, flores e frutos.

Sementes crioulas foram obtidas através de seleção e cruzamento natural realizada pelos agricultores ao longo de gerações

Melhores resultados

Élcio Pedrão, extensionista social da Epagri em Frei Rogério, explica que as atividades promovem debate sobre conscientização e importância das sementes, diversidade da produção da agricultura familiar e preocupação com as futuras gerações. Os eventos buscam, ainda, valorizar esses espaços de troca de conhecimento e distribuição das sementes e, principalmente, apoiar os agricultores envolvidos no processo.

“Nos últimos 5 anos, obtivemos os melhores resultados, pois estamos conseguindo trazer cada vez mais jovens e agricultores que há muito tempo tinham perdido suas sementes crioulas”, relata Élcio. Ele explica que as sementes distribuídas passaram a ser plantadas, o que confere às famílias agricultoras atendidas mais segurança alimentar e independência das empresas detentoras de patentes de sementes híbridas e transgênicas para produção de autoconsumo.

Nos eventos, o agricultor Diodato relata sua trajetória de mais de 50 anos como guardião de sementes crioulas. Gerson, que seguiu os passos do colega, conta aos ouvintes como iniciou essa missão e a história de algumas sementes que guarda. Também é apresentado o vídeo Guardiões de Sementes, produzido pela TV da Epagri, que conta um pouco da história dos dois agricultores.

O projeto Guardiões de Sementes mobilizou 19 municípios, 10 escolas, cerca de 100 professores, mais de 1,5 mil alunos e mais de 500 agricultores. Foram mais de 20 eventos organizados, que resultaram na distribuição de cerca de 2 mil kits de sementes crioulas e troca de pelo menos 200 variedades de sementes. Cerca de 30 técnicos da Epagri se envolveram no trabalho.

Diodato Delfes é guardião de sementes crioulas há mais de 50 anos

Sobre o Prêmio

O Prêmio Expressão de Ecologia teve 161 projetos inscritos e 26 vencedores na sua 29º edição. Foi criado em 1993 pela Editora Expressão, com objetivo de divulgar as principais ações de sustentabilidade e incentivar a replicabilidade dessas iniciativas. Tornou-se a maior premiação ambiental do país no segmento empresarial com reconhecimento do Ministério do Meio Ambiente.

Em vinte e nove anos de realização, o Prêmio Expressão de Ecologia registrou 3.279 cases inscritos, das principais empresas, ONGs, prefeituras e entidades do Sul e, nos dois últimos anos, do estado de São Paulo também. Os vencedores recebem o troféu Onda Verde. A Epagri segue como a maior vencedora, com 24 troféus. Em seguida aparece a empresa Klabin, com 19 vitórias.

Gisele Dias, jornalista

Confira o vídeo Guardiões de Sementes, produzido pela TV da Epagri: