Pular para o conteúdo

BLOG-Epagri

Epagri/Ciram disponibiliza tábuas de maré para 2023

Está disponível no site da Epagri/Ciram as tábuas de maré para o ano de 2023 das seguintes cidades: Itapoá, Ilha da Paz (em São Francisco do Sul), São Francisco do Sul, Barra do Sul, Barra Velha, Joinville, Itajaí, Balneário Camboriú, Florianópolis, Imbituba, Laguna, Balneário Rincão e Passo de Torres.

Maré é variável importante para quem tira sustento do mar (Foto: Nilson Teixeira / Epagri)

Argeu Vanz, oceanólogo da Epagri/Ciram, explica que a maré é uma variável importante para quem utiliza o mar para sobrevivência ou lazer. Por este motivo, a instituição passou a disponibilizar em 2021 as tábuas de maré anuais, de forma on-line e impressa, o que deve se manter como uma ação permanente. As tábuas correspondem aos 10 pontos onde a Epagri/Ciram realiza monitoramento contínuo da maré e outros onde foram obtidos dados pelo tempo necessário para prever o comportamento do nível do mar.

“Embora hoje tudo esteja on-line e disponível, em algumas situações o papel ainda é usado e necessário”, explica Argeu. No caso das tábuas de maré, as edições impressas foram solicitadas pela equipe de extensionistas pesqueiros da Empresa, para distribuição aos pescadores e outros usuários do litoral catarinense.

Tábuas usam ícones coloridos para facilitar visualização

Argeu explica que a maioria dos escritórios da Epagri não dispõe de impressoras coloridas, e a impressão do material em preto e branco não atende às necessidades. Isso porque a tabela usa ícones coloridos: triângulos vermelhos que indicam subida e azuis que indicam descida da maré.

A Epagri/Ciram imprimiu e distribuiu 3,5 mil cópias frente e verso das tábuas de maré para o ano de 2023. Elas foram impressas em papel A4 couche fosco 120g, contendo as fases da lua, mês, data, hora e a altura da maré prevista, além dos ícones indicativos de subida e descida.

No formato on-line também estão disponíveis as tábuas de maré mensais e para cinco dias das 13 localidades.

Clique aqui para acessar as tábuas de maré no site da Epagri/Ciram.

Pular para o conteúdo