Pular para o conteúdo

BLOG-Epagri

Epagri promove Dia de Campo e abertura da colheita do maracujá nesta quinta-feira, 22

A cidade de Santa Rosa do Sul sedia nesta quinta-feira, 22, cerimônia de abertura da colheita do maracujá em Santa Catarina, que acontece ao final do V Dia de Campo sobre a cultura agrícola. O evento ocorre entre 8:30h e 11:30h, na propriedade Frutas Catarina, do agricultor Murilo Matias Da Rolt. A realização é da Epagri, em parceria com a Secretaria de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural e da prefeitura de Santa Rosa do Sul.

Colheita do maracujá em SC vai de dezembro a julho (Foto: Aires Mariga / Epagri)

O Dia de Campo vai oferecer aos visitantes informações concentradas em três estações técnicas: tecnologia de aplicação; dicas práticas para a produção de mudas de maracujá; como selecionar plantas e frutos para obtenção de sementes.

Santa Catarina é o terceiro maior produtor de maracujá do Brasil, atrás de Ceará e Bahia. Segundo Diego Adílio da Silva, extensionista da Epagri e líder do Projeto Fruticultura para as regiões de Tubarão e Criciúma, a cultura é fonte de renda para 900 famílias no Estado. O Valor Bruto de Produção (VBP) fica em torno de R$60 milhões por safra.

Colheita

A colheita inicia na segunda quinzena de dezembro e vai até final de junho. “Em alguns municípios, principalmente Treze de Maio e Pedras Grandes, pode adentrar julho”, explica o extensionista. O plantio acontece entre agosto e setembro.

Santa Catarina conta com 2 mil hectares de pomares de maracujá, concentrados no Sul do Estado. A expectativa de Diego é que a produtividade fique dentro da média histórica, ou seja, em torno de entre 30 a 40 toneladas por hectare.

Essa boa produtividade se dá apesar das condições climáticas recentes, não tão adequadas ao cultivo da fruta. Em novembro, Santa Catarina registrou frio tardio e grande volume de chuvas, que resultam em dias nublados. Essa combinação vai fazer com que a colheita de dezembro seja menor, na comparação com o mesmo mês de anos anteriores. Diego explica que é em dezembro que o produtor recebe os melhores preços pela fruta. “Então, isso pode impactar um pouco a rentabilidade”, adianta o técnico da Epagri.

“Apesar de tudo, a gente vê que o nosso trabalho de ajudar o produtor a escolher as plantas e frutas para obter as melhores sementes, vem dando resultado”, afirma o extensionista. Ele chega a essa conclusão com base no fato de que, no início de dezembro, era possível visualizar plantas produzindo flores e já com frutas penduradas, mesmo com as condições climáticas não tão favoráveis.

O V Dia de Campo e abertura da colheita do maracujá tem apoio da Cresol, Jacto e Turfa Fértil.

Serviço

  • O que: V Dia de Campo e abertura da colheita do maracujá em SC
  • Quando: quinta-feira, 22 de dezembro, das 8:30h às 11:30h
  • Onde: Propriedade Murilo Matias Da Rolt – Frutas Catarina. Av. Jaguarari, Santa Rosa do Sul
  • Informações e entrevistas: Diego Adílio da Silva, extensionista da Epagri, pelo fone/whats (48) 3403-1094

Informações para a imprensa
Gisele Dias, jornalista
(48) 3665-5147 / 99989-2992

Confira na reportagem da TV da Epagri uma deliciosa receita de geleia de maracujá com pimenta:

Pular para o conteúdo