Pular para o conteúdo

BLOG-Epagri

Cultivo de lúpulo avança no Planalto Norte Catarinense

A busca por cervejas com maiores volumes de lúpulos está atraindo cada vez mais  produtores catarinenses a investir nessa cultura, como é o caso de Ivandro Antônio Peruzzo, o primeiro a implantar o cultivo em Timbó Grande, município do Planalto Norte de SC. Em uma área de 0,5 hectare, a lavoura foi instalada em outubro de 2022 com 918 mudas de lúpulo das variedades Chinook e Cascade.

O lúpulo deve se tornar uma cadeia produtiva importante em Santa Catarina devido às condições climáticas

Ivandro relata que o investimento total foi de R$ 61 mil, sendo R$ 35,1 mil financiados com apoio do Fundo de Desenvolvimento Rural do Estado de Santa Catarina (FDR) e o restante com recursos próprios. O produtor implantou o cultivo por meio de uma parceria com a AmBev de Lages, que fornece as mudas e tem o compromisso de comprar a produção pelo prazo mínimo de cinco anos.

Segundo Ari José Galesk, extensionista da Epagri que acompanhou a implantação da lavoura, o lúpulo é uma cultura de exige muita atenção na escolha da área, além de uma correção da fertilidade solo. “Após um diagnóstico bem feito do solo da propriedade de Ivandro, foram corrigidos os estoques de macronutrientes e de boro, além da correção do pH através do uso de calcário e cama de aves e complemento com adubo químico “, explica o extensionista.

O agricultor Ivandro (à esquerda) plantou 918 mudas de lúpulo das variedades Chinook e Cascade

Galeski acredita que o lúpulo tende a se tornar uma cadeia produtiva importante em Santa Catarina devido às condições climáticas – é uma cultura que gosta do frio – e à estrutura de propriedades familiares que o estado tem, já que demanda de pequenas áreas para ser implantada. “Isso em mencionar a imensa demanda nacional pelo produto, pois praticamente a totalidade é importada para a fabricação de cerveja, tão apreciada pelo povo brasileiro”, diz ele.

Um estudo da Epagri aponta que o cultivo de lúpulo em Santa Catarina apresenta riscos baixos a moderados, o que anima os produtores. A safra de 2022 estimou uma colheita de 10 toneladas em Santa Catarina, a maior parte proveniente do Planalto Serrano.

O lúpulo é uma cultura de alto valor agregado e não exige grandes áreas para o plantio. Em menos de um hectare, o produtor já pode obter um bom retorno financeiro. Saiba mais no vídeo a seguir:

Pular para o conteúdo