Epagri oferece curso de mecânica de motor de popa para maricultores de Florianópolis

  • Categoria do post:Mídia

Produtores da Associação dos Maricultores do Sul da Ilha (Amasi) vão participar, no dia 23 de novembro, de um curso prático de mecânica de motor de popa. A capacitação acontece no bairro Ribeirão da Ilha, das 9h às 16h. O objetivo é levar ao conhecimento do grupo informações que proporcionem maior segurança na atividade e economia na manutenção dos motores das embarcações.

A capacitação já foi realizada com outros grupos de produtores e também com técnicos da Epagri

O motor de popa consiste em um tipo de propulsor usado para equipar veículos náuticos, como lanchas, botes e barcos de pequeno porte. O nome se refere à localização na parte traseira das embarcações, mais conhecida como popa. Esse tipo de motor é recomendado para navegação em regiões de baixa profundidade e muito usado na pelos maricultores catarinenses.

Segundo o instrutor do curso, extensionista rural da Epagri em Florianópolis Philipe Medeiros da Costa, na capacitação os maricultores vão aprender o que é um motor estacionário e não estacionário, quais são os componentes e formas de funcionamento de motores 4 tempos e 2 tempos e de motores ciclo Diesel e ciclo Otto, como fazer a manutenção de motores de popa e como montar e desmontar um motor de popa 2 tempos. 

No curso os maricultores vão aprender a montar e a desmontar motor de popa 2 tempos

Philipe explica que esse curso foi formatado para acontecer nas diferentes regiões de pesca do litoral catarinense, atendendo uma demanda dos próprios pescadores, identificada nas reuniões de planejamento. A capacitação já foi realizada com outros grupos de produtores, bem como com técnicos da Epagri.

Serviço:

O que: Curso de mecânica de motor de popa

Quando: 23 de novembro, das 9h às 16h

Onde: Rodovia Baldicero Filomeno, 5608, Ribeirão da Ilha – Florianópolis, SC

Público: maricultores associados à Amasi

Mais informações e entrevistas: Philipe Medeiros da Costa, extensionista rural da Epagri em Florianópolis – fone (48) 3665-5204

Informações para a imprensa: Gisele Dias, jornalista – fone (48) 99989-2992