Panorama Agrícola destaca trabalho da Epagri com biogás em pequenas propriedades rurais

  • Categoria do post:Mídia

O Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano começa na segunda-feira que vem, dia 29 de março, com participação da Epagri. Em seminário sobre o tema, a extensão da Epagri vai apresentar um caso de sucesso em Santa Catarina, o da produção de biogás em pequenas propriedades rurais. O sistema é de baixo custo, com pouca manutenção e sustentável. O exemplo vem do município de Laurentino, no Alto Vale do Itajaí, que opera há quase 11 anos. Quem vai apresentar essa experiência exitosa no Fórum é o extensionista de Rio do Campo, Osnei Muniz, que relata o projeto no Panorama Agrícola desta segunda-feira, dia 22 de março.

A coordenadora estadual do programa Desenvolvimento e Sustentabilidade Ambiental da Epagri, Juliane Knapik Justen, explica a diferença entre o seminário e o fórum e faz um convite para o evento. O Fórum também é assunto no Panorama Agrícola de terça-feira, com a pesquisadora Suelen Paesi, da Universidade de Caxias do Sul, coordenadora do 3º Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano.

Ainda na segunda-feira, a extensionista Rose Gerber faz uma reflexão, no programa de rádio da Epagri, sobre mulheres e água, e o empenho das mulheres na gestão dos comitês de bacias hidrográficas no Estado.

Na quarta-feira, o gerente da Epagri em Canoinhas, Daniel Uba, fala do programa de Fomento às Atividades Produtivas Rurais, que vai gerar renda e segurança alimentar para 150 famílias do Planalto Norte.

Os benefícios do aipim plantado entre filas de adubos verdes estão no Panorama Agrícola de quinta-feira. O agrônomo Antônio Henrique dos Santos, de Itajaí, comenta o trabalho que desenvolve no município.

E, na sexta-feira, o programa fala de uvas finas de mesa sem agrotóxicos. Frutas maiores e sem sementes, com André da Costa, da Epagri em Papanduva.

Ouça em panoramaagricola.epagri.sc.gov.br e nas plataformas de podcast Sound Cloud e Spotify.