Epagri promove dois cursos on-line voltados à produção sustentável de cebola

As duas capacitações estarão disponíveis no canal da Epagri no YouTube até 31 de agosto

Estão disponíveis no canal de capacitações on-line da Epagri dois cursos que abordam temas relacionados à produção sustentável da cebola: “Manejo de pragas de cebola: visão integrada e ecológica no manejo de tripes” e “Produção de cebola em sistema orgânico: pesquisa em produção integrada de cebola”. O acesso é gratuito e de acesso livre, mas dará direito a certificados somente a quem se inscrever no momento da realização do curso.

As duas capacitações são promovidas pela Estação Experimental de Ituporanga (EEITU) e estarão disponíveis no YouTube até 31 de agosto. Segundo o pesquisador da EEITU Paulo Antônio de Souza Gonçalves, que é instrutor nos dois cursos, a disponibilização do conteúdo por esse período visa ampliar o acesso dos interessados, que poderão participar no horário mais adequado. Periodicamente os instrutores vão interagir com os inscritos respondendo as perguntas publicadas no canal.

Manejo de tripes

O inseto conhecido como tripes é um um dos principais problemas da cultura da cebola no Brasil

Na fase de lavoura, um dos principais problemas da cultura da cebola no Brasil é o manejo do inseto conhecido como tripes ou piolho (Thrips tabaci). No curso, os participantes vão aprender sobre métodos culturais no manejo integrado e ecológico de tripes em cebola, quais os cultivares superprecoces e precoces adaptados, como fazer o manejo da adubação fosfatada, como funciona o sistema de manejo de solo com plantio direto na palha, como usar o nível de dano econômico, o  que é rastreabilidade do controle químico, quais variáveis climáticas e a previsão da incidência do inseto.

Cebola orgânica

Sistema de plantio direto da cebola na palha será um dos temas abordados

Além de Paulo, o pesquisador Francisco Olmar Gervini de Menezes Júnior também é instrutor desse curso, que foi organizado para colaborar com os agricultores catarinenses na produção da cebola em sistema orgânico. A capacitação vai abordar os seguintes temas: cultivares adaptados; manejo na fase de canteiro; plantas de cobertura de solo para verão e inverno; sistema de plantio direto na palha; manejo na fase de lavoura com destaque para o inseto tripes, a doença míldio e ervas espontâneas;  comercialização e certificação; pesquisas com manejo da cebola em sistemas de produção integrada.

Para participar, clique no título do curso que você será direcionado à página da capacitação: “Manejo de pragas de cebola: visão integrada e ecológica no manejo de tripes” / “Produção de cebola em sistema orgânico: pesquisa em produção integrada de cebola”.

Mais informações: Paulo Antonio de Souza Gonçalves, pesquisador da Estação Experimental de Ituporanga, pelo e-mail: pasg@epagri.sc.gov.br ou fone (47) 3533-8834.

Informações para a imprensa: Gisele Dias, jornalista, pelo fone (48) 99989-2992