Centro de Treinamento da Epagri em Araranguá recebe maquinário para apoiar pesquisas com arroz

  • Categoria do post:Mídia
O Cetrar é uma Unidade Demonstrativa de difusão de tecnologias para a produção de arroz. Foto: Ana Ceron

O secretário de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural  Altair Silva entregou, nesta quinta-feira, 11, um trator agrícola para o Centro de Treinamento da Epagri em Araranguá (Cetrar). O veículo vai apoiar a pesquisa e o desenvolvimento do sistema de produção orgânica de arroz, trabalho que é referência nacional nessa área. 

“Eu estou muito feliz que Santa Catarina lidera a exportação de sementes de arroz para os demais estados. Há ainda variedades novas sendo lançadas e isso é fruto de uma vida dedicada incansavelmente à pesquisa para chegar a esses resultados de hoje”, ressalta Altair.

O Cetrar é também uma Unidade Demonstrativa de difusão de tecnologias para a produção de arroz. Os agricultores e suas famílias podem visualizar na prática a aplicação das recomendações técnicas, facilitando a tomada de decisão e a adoção de tecnologias agrícolas.

Equipamentos para produtores de arroz

Equipamentos foram adquiridos com recursos do Fundo de Desenvolvimento Rural. Foto: Ana Ceron

Também no dia 11 de fevereiro o secretário de Altair Silva participou do Campo Demonstrativo da Coopersulca, em Turvo, onde entregou equipamentos para um grupo de agricultores beneficiados pelo Programa de Fomento Agropecuário. Os produtores rurais acessaram recursos do Fundo de Desenvolvimento Rural (FDR) para aquisição de quatro reforçadores de taipa, que serão utilizados para contenção de água na produção de arroz.  Os investimentos, com apoio da Secretaria de Estado da Agricultura, passam de R$ 71 mil e poderão ser pagos em até cinco anos, sem juros. 

“Com esses equipamentos nós vamos manter a água por muito mais tempo dentro da propriedade. Isso é fundamental na nossa região, principalmente quando a lavoura de arroz está instalada, há falta de água em determinados momentos, e esses equipamentos darão a garantia de mais durabilidade da água dentro dos taludes, onde se planta arroz”, afirma Rogério Bardini, presidente da Cooperativa Turvense de Irrigação (COOTIL). Conforme Bardini, a entrega desses equipamentos deve beneficiar mais de 300 cooperados.

Informações adicionais para imprensa:
Ana Ceron / Assessoria de Imprensa 
Secretaria de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural
E-mail: imprensa@agricultura.sc.gov.br
Fone: (48) 3664-4417/ 98843-4996

A cultura do arroz irrigado no Estado de Santa Catarina destaca-se pela sua importância social e econômica. São cerca de 5.900 estabelecimentos agropecuários localizados em 93 municípios, que tem na rizicultura sua principal fonte de renda. No vídeo a seguir entenda como a Epagri contribuiu para esses números.