Morangos livres de agrotóxicos fazem sucesso em Morro da Fumaça

  • Categoria do post:Mídia
O cultivo é conduzido pela família Budni Milakestá, que se orgulha de entregar um produto limpo para a sociedade

A família Budni Milakestá, do município de Morro da Fumaça, no sul Catarinense, produz cerca de 200 kg mensais de morangos livres de agrotóxicos, comercializados na região por vendas diretas, em padarias, na feira do município e em supermercados dos municípios vizinhos de Criciúma e Cocal do Sul. São 2,3 mil mudas plantadas em 280 m² do cultivar San Andreas, que garante frutos doces e saudáveis.

Os morangos são do cultivar San Andreas, que garante frutos doces e saudáveis

O cultivo começou em 2019 e o sucesso do produto é tanto que o agricultor Edinei Budni Milak vai investir em mais dois abrigos de cultivo protegido para a produção de morango. Para iniciar a atividade, ele recebeu financiamento da linha Pronaf e foi beneficiado pelo Programa Menos Juros do Fundo de Desenvolvimento Rural, da Secretaria de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural. O cultivo é conduzido pela família, que se orgulha de entregar um produto limpo para a sociedade.

A família faz parte da Cooperativa Nosso Fruto, do Morro da Fumaça, por meio da qual tem o acesso a programas governamentais como o de alimentação escolar (Pnae). Segundo a engenheira-agrônoma Vera Regina Camargo, extensionista da Epagri no município, outro ponto importante do cultivo são as tecnologias utilizadas: as plantas ficam protegidas da chuva, pois estão dentro dos abrigos, e não têm contato direto com a terra. “A prevenção e o controle de doenças e insetos indesejáveis são feitos com uso de produtos biológicos e isso garante maior sanidade e qualidade dos frutos”, ressalta ela.

Que saber mais sobre o cultivo protegido do morango elevado do chão? Assista o vídeo a seguir.