Extensionista da Epagri de Penha é homenageada pelo trabalho com jovens do mar

curso para jovens do mar da Epagri
Naiara, à direita, com os jovens Nelson Kieser Junior e Bianca Teresa Kieser e o vereador Luiz Américo Pereira

O trabalho com jovens do mar realizado pela engenheira-agrônoma Naiara Sampaio Silva, que atua como extensionista na Epagri de Penha, foi reconhecido pela Câmara de Vereadores do município com uma moção de aplauso no dia 29 de outubro. Ela trabalha com pescadores e maricultores em Penha e Balneário Piçarras e é responsável por selecionar, orientar e acompanhar participantes dos dois municípios no curso para Jovens do Mar oferecido pela Epagri desde 2016 no Centro de Treinamento de Itajaí (Cetrei).

“Esse curso é de extrema relevância para o setor pesqueiro. Por meio dele e do acompanhamento que ocorre durante e após a capacitação, temos despertado novas lideranças para a pesca e a maricultura. O curso oferece aos jovens informações técnicas, além de empoderamento e liderança. É uma nova geração de pescadores que se levanta com conhecimento e que pode contribuir para o fortalecimento e a organização do setor”, destaca Naiara, que também é instrutora nas disciplinas de cooperativismo e educação sócio ambiental.

Aplausos e reconhecimento

Curso para jovens do mar da Epagri
O curso capacita pescadores e maricultores em empreendedorismo, liderança, administração, produção sustentável e segurança de navegação

A moção, assinada pelo presidente da Câmara de Vereadores de Penha, Everaldo Dal Posso, e pelo vereador Luiz Américo Pereira, registra: “A Naiara Sampaio Silva, representando a Epagri, pela realização do evento, nossos sinceros aplausos e reconhecimento pelo belo trabalho realizado, com propósito de promover a melhoria da qualidade de vida do setor pesqueiro”.

Dois jovens de Penha que se formaram neste ano também receberam a moção de congratulações pela participação no curso e pelo destaque do projeto que desenvolveram: Nelson Kieser Junior e Bianca Teresa Generosa Kieser. “Eles desenvolvem um projeto de melhoria da atividade pesqueira que será, posteriormente, apoiado financeiramente pelo Governo do Estado”, conta Naiara.

Curso para jovens

O “Curso Ação Jovem: produção, organização e protagonismo para jovens do mar” tem o objetivo de capacitar jovens pescadores e maricultores em empreendedorismo, liderança, administração pesqueira, além de técnicas de produção sustentável e segurança de navegação. Ele é oferecido a jovens de 18 a 29 anos e realizado uma vez por ano em regime de alternância: o participante fica três dias no Centro de Treinamento da Epagri e duas semanas em casa. Os interessados em participar devem procurar a Epagri de seu município.

Saiba mais sobre o curso: