Evento apresenta empreendimentos rurais femininos de sucesso na Serra Catarinense

Valorizar, organizar e fortalecer o empreendedorismo feminino no espaço rural na Serra Catarinense. Com esses objetivos, a Epagri reuniu agricultoras no II Workshop da Mulher Empreendedora Rural da Serra Catarinense, realizado no município de Painel no dia 29 de outubro. O evento teve como ponto alto a  apresentação de empreendimentos de sucesso liderados por agricultoras da região.  Foram relatadas experiências com processamento de maçã e goiaba serrana, turismo rural e feira da agricultura familiar.

A abertura do evento foi feita pela vice-governadora Daniela Reinehr e pela presidente da Epagri, Edilene Steinwandter.  “A mulher é um dos focos do nosso trabalho. Nosso objetivo é torná-las empreendedoras, donas dos próprios negócios. Esses empreendimentos são uma amostra do protagonismo delas e também um pouco do trabalho que a Epagri vem desenvolvendo com esse público em todo o Estado”, ressalta Edilene.

A vice-governadora destacou a necessidade de potencializar o protagonismo feminino, bem como a capacidade da mulher em conciliar família e trabalho. Nessa perspectiva, reforçou ainda a urgência de evitar o êxodo rural. “Acredito que essas capacitações proporcionam um ambiente favorável para as famílias permanecerem no campo, pois dão condições a elas de empreenderem e administrarem melhor os negócios”, comentou. “A Epagri está de parabéns pelo evento e pelo trabalho que realiza em todas as regiões do nosso estado”, complementa.

A coordenadora do evento, extensionista de Lages Andréia Meira, explica que o tema empreendedorismo vem sendo discutido e incentivado em diferentes setores da sociedade. “Especialmente no meio rural a Epagri assiste e orienta iniciativas com protagonismo da mulher pela capacidade de inovar e buscar novos horizontes para o desenvolvimento rural, sem perder sua identidade, cultura e modo de viver”, diz ela.

Nessa perspectiva a extensão rural desenvolve ações de qualificação, organização e valorização com famílias rurais e prioriza a participação da mulher e do jovem como agentes do desenvolvimento rural. “Cursos, reuniões, oficinas, visitas e atendimentos alicerçam as iniciativas empreendedoras no meio rural considerando a história, cultura e potencialidades da região e da agricultura familiar”, diz Andréia. A programação do workshop contou também com palestras sobre educação financeira e sobre os desafios, o empoderamento e o protagonismo da mulher. A realização do evento contou com a parceria da prefeitura de Painel.