Curso de arroz irrigado aproxima a pesquisa à realidade do campo

  • Categoria do post:Mídia

Santa Catarina é o segundo maior produtor nacional de arroz, que é produzido majoritariamente por agricultores familiares que adotam tecnologia de ponta em suas lavouras. Anualmente a Empresa realiza um curso de arroz irrigado para os rizicultores em sistema de rodízio pelas regiões produtoras com intuito de capacitações práticas e objetivas, visando aproximar a realidade do campo com a pesquisa e a extensão. Em 2019 foi realizado com produtores do Alto Vale do Itajaí, que se reuniram no Centro de Treinamento de Agronômica, de 30 de julho a 2 de agosto.

Participaram agricultores dos municípios de Taió, Mirim Doce, Pouso Redondo, Rio do Oeste, Lontras e Agronômica. O curso abordou temas como legislação, gestão e custos de produção, manejo entressafra, tratos culturais, produção orgânica, colheita, armazenamento e secagem. O produtor Jonathan Kestring afirma que através da dinâmica prática e realista dos instrutores foi possível enxergar a realidade das propriedades.

O curso é uma iniciativa da equipe de difusão do Projeto Arroz da Epagri, apoiado pela equipe de pesquisa da Estação Experimental de Itajaí.