Epagri capacita agricultores de Porto União em poda de uva e pêssego

  • Categoria do post:Mídia

Produtores de uva e pêssego de Porto União aprenderam sobre o manejo das plantas no inverno em uma reunião realizada pela Epagri do município. No evento, 26 agricultores foram orientados sobre tratamento e poda de inverno para a cultura da uva e poda de regeneração dos pessegueiros. A reunião foi realizada no dia 27 de junho no pomar da família de Alcir e Eliane Freisleben, que é referência na produção de uva orgânica em cultivo protegido.

A primeira parte do encontro foi conduzida por Guilherme Gonçalves, engenheiro-agrônomo da Epagri de Porto União, que mostrou a importância do uso da calda sulfocálcica como tratamento de inverno da uva. “Esse é o método de melhor eficiência para o controle de líquens no tronco e nos ramos das plantas, que é um dos principais problemas da videira no município devido à alta umidade relativa do ar”, explicou.

No parreiral da família Freisleben, Janio Seccon, engenheiro-agrônomo da Epagri responsável pela fruticultura no Planalto Norte, demonstrou dois tipos de poda de videira: a curta e a mista. A poda curta, mais utilizada, é indicada para cultivares como Bordô e Isabel. A poda mista é uma exigência de cultivares como Niágara Rosada e Branca e também de cultivares lançados pela Embrapa.

Os participantes ainda acompanharam uma poda de regeneração de pessegueiro. Esse cultivo é muito comum nos pomares domésticos do município, mas muitas vezes não é conduzido da forma mais adequada. Os técnicos falaram sobre a entrada de luz na planta e as características desejadas de arquitetura dos pessegueiros.