Dia de campo mostra o potencial da maçã em sistema orgânico

  • Categoria do post:Mídia

Um dia de campo em São Joaquim reuniu 38 pessoas, entre fruticultores e técnicos, para conhecer o manejo da maçã em sistema orgânico. O evento foi no dia 11 de junho, na propriedade de João Reichert, localidade do Boava, onde foi instalada uma Unidade de Referência Técnica de Maçã Orgânica (URT), com as variedades Gala e Fuji, e uma Unidade de Observação uma (UO) de maçãs das variedades desenvolvidas pela Epagri, também em cultivo orgânico.

Esse dia de campo teve como objetivo apresentar informações sobre fertilidade de solo, manejo de pragas e doenças na URT, e avaliar a resistência das variedades desenvolvidas pela Epagri às principais doenças das macieiras, além de outros aspectos de desempenho e potencialidades agronômicas dos materiais. Estão plantadas nesta UO as variedades Monalisa, Venice, Dayane e Kinkas, e as Seleções F2101 e 10.09.

Segundo o técnico-agrícola Carlos Magno de Almeida, extensionista da Epagri de São Joaquim, esses materiais, por serem resistentes ou tolerantes às principais doenças das macieiras, exigem menos intervenções com agrotóxicos e consequentemente proporcionam uma produção de frutas mais sustentáveis em todos os aspectos, principalmente em relação a saúde dos agricultores e à conservação do meio ambiente. “A Epagri incentiva o uso dessas variedades na implantação de pomares, inclusive em sistema agroecológico”, diz.

O dia de campo foi promovido pela equipe da Epagri de São Joaquim, juntamente com as estações experimentais de São Joaquim e de Caçador, e com a Secretaria Municipal de Agricultura.