Epagri leva conhecimento e tecnologia para a 23° Expofeira do Leite em Presidente Getúlio

  • Categoria do post:Mídia

A população do Alto Vale do Itajaí que prestigiou a 23ª Expofeira Estadual do Leite em Presidente Getúlio, realizada de 30 de maio a 2 de junho, teve a oportunidade de conhecer diferentes tecnologias desenvolvidas pela Epagri. No evento foram apresentadas as variedades de milho de polinização aberta, de aipim, de batata-doce e de maracujá azedo lançadas pela Empresa, bem como os trabalhos na área de produção de leite, algumas práticas conservacionistas, apicultura, entre outros. Além de estar presente no evento com um estande, a Epagri também organizou o seminário da agricultura familiar em parceria com a secretaria de agricultura e com a Cresol do município.

No que diz respeito à produção de leite, o estande apresentou uma maquete com toda a proposta da Epagri para a pecuária leiteira, que consiste na utilização de pastagens perenes piqueteadas com água e sombra disponíveis, corredores amplos e cerca bem dimensionada. Opções de alimentos ensilados foram demonstradas e quem passou pelo estande pode aprender como se avalia a qualidade do corte da silagem e apreciar os queijos produzidos nas capacitações no Centro de Treinamento de Agronômica. Outro atrativo foi a exposição das mudas das diferentes pastagens perenes que a Epagri recomenda. As mudas são produzidas pela família de um jovem egresso do curso de Formação e Liderança e contribuem para o incremento de renda na propriedade.

As variedades de milho Epagri de polinização aberta SCS154 Fortuna, SCS155 Catarina e SCS156 Colorado também foram apresentadas, bem como as variedades de batatas-doces: SCS367 Favorita, SCS368 Ituporanga, SCS369 Águas Negras, SCS371, SCS370 Luiza, Katiy e SCS372 Marina, e as variedades de aipim de mesa: SCS260 Uirapuru, SCS261 Ajubá, SCS262 Sempre Pronto e SCS263 Guapo.

Sobre a preservação do solo e do meio ambiente, o público pode conhecer as variedades de adubos verdes para o inverno e para o verão para manter o solo coberto, protegido e produtivo, e visualizar, através de um simulador de erosão, a importância de uma prática conservacionista de solo e da água. Os visitantes também conheceram como se fabrica uma composteira caseira e levar para casa mudas de espécies arbóreas nativas.

Caixas de vidro com colmeias de espécies de abelhas com e sem ferrão mostrando aos visitantes a importância das abelhas e da atividade da apicultura. Os alimentos que saem das propriedades diretamente para a merenda escolar do município através do Pnae também tiveram seu espaço. As novidades deste ano foram o Maracujá azedo SCS437 Catarina, que encantou os visitantes com seu tamanho e excelente aspecto comercial, e os morangos e tomates cultivados em slab, prática que tem crescido na região.

O estande contou também com um espaço escritório, onde os técnicos explicaram sobre as normas do Fundo de Desenvolvimento Rural para aquisição de animais. Assim a Epagri, através de suas unidades, estações experimentais e centros especializados, apresentou suas tecnologias, sua força de trabalho e seu conhecimento, fazendo do seu estande a casa de cada família rural catarinense passou pelo evento.