Bandeirante entrega a agricultores tanques para reserva de água

  • Categoria do post:Mídia

Um grupo formado por 36 famílias de agricultores de Bandeirante, no Oeste Catarinense, foi beneficiado com a compra coletiva de tanques de polietileno para reserva de água, financiados pelo Fundo de Desenvolvimento Rural (FDR). Os tanques foram entregues no dia 11 de dezembro pela Secretaria de Agropecuária, Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, em parceria com a Epagri e com a Defesa Civil.

Foram adquiridos 53 tanques com capacidades de 5 mil litros, 10 mil litros, 16 mil litros e 20 mil litros, totalizando um investimento de  R$ 142 mil. Os agricultores terão o prazo de cinco anos para efetuar o pagamento. “A caixa de água é como uma poupança: gera economia se tem reservas. Propriedades que estão equipadas com reservatórios de água dificilmente vão sentir os efeitos da estiagem” afirma a extensionista social da Epagri do município, Francisca Freiberger.

A Epagri participou da ação por meio de reuniões de planejamento, organização e elaboração do projeto, informações e
orientações aos agricultores. No dia da entrega a extensionista destacou que o armazenamento de água em tanques ou reservatórios não representa problemas, porém requer cuidados especiais como instalar em local adequado e de preferência com uma base de concreto, fazer limpeza periódica para evitar contaminação e manter o reservatório sempre fechado para evitar a entrada de animais. “Explicamos a todos alguns procedimentos específicos a serem adotados nos casos de coleta da água da chuva, de fonte ou de nascente”, disse a extensionista.

O secretário Fabio Pilatti considera que ações como essa devem ser repetida em 2019, oportunizando outras famílias também afetadas pela falta de armazenamento de água. “O diferencial desse projeto foi o engajamento de todos os envolvidos, unidos pelo mesmo objetivo e dispostos a investir na melhoria da qualidade de vida na sua propriedade, pois não houve doações, apenas uma facilitação de formas de pagamento”.