Epagri incentiva produção orgânica de banana em Sombrio e Ermo

A produção orgânica de banana no Sul do Estado vem se destacando a partir de uma série de ações da Epagri. Este ano, inclusive, a Empresa recebeu o Prêmio Fritz Müller na categoria Agricultura Sustentável pelo projeto “Organização e melhoria no sistema de produção orgânica de banana prata no extremo sul catarinense”.

No município de Sombrio, destacam-se as seguintes ações: oficina sobre certificação participativa e auditada, reuniões sobre cooperativismo e rastreabilidade, além de orientações sobre a produção mais sustentável na bananicultura. Atualmente, a área produtora de banana orgânica com certificação em Sombrio é de apenas 3 hectares.

No município de Ermo, a área de bananais com certificação auditada é de 15,5 hectares. Contando com o acompanhamento técnico da extensionista da Epagri local Glaura Mendes Perufo, os frutos dessa área são de excelente qualidade e ótima produtividade.

Visando otimizar as ações de capacitação e o fortalecimento do grupo, assim como troca de experiências, as extensionistas da Epagri dos dois municípios propuseram a união dos agricultores.

Apesar de pequena área produtora de banana certificada, Sombrio conta com 80 hectares de bananais em estágio de transição do sistema de produção convencional para o sistema orgânico. Em 2019, essas áreas de produção vão receber a certificação de produto orgânico por meio da certificação participativa. “Este período de mudança é um momento muito difícil para os agricultores, mas a fruta produzida em Sombrio também está mantendo uma ótima qualidade,” disse Mirielle de Oliveira Almeida, extensionista do escritório municipal de Sombrio.

Dando continuidade a estas ações, as extensionistas dos municípios organizaram uma excursão para o norte do estado nos dias 5 e 6 de setembro. No primeiro dia foi feita uma visita à Unidade de Referência Técnica em Corupá. Nessa propriedade modelo, o extensionista George Livramento apresentou o trabalho desenvolvido ao longo dos anos com uma abordagem prática de produção de banana de maneira sustentável. Em seguida, o grupo visitou a Cooper Rio Novo.

No segundo dia de excursão o grupo visitou a Cooperban em Massaranduba e a Estação Experimental da Epagri de Itajaí. Além da parte produtiva foram abordadas as experiências das cooperativas de agricultores familiares, novas cultivares, produção de mudas de qualidade e manejo orgânico do moleque-da-bananeira, praga chave da cultura. A recepção do grupo envolveu equipe formada por agricultores familiares, gerência regional de Joinville, técnicos e pesquisadores da Epagri que compartilharam suas vivências.

No dia 6 de novembro, os escritórios da Epagri de Ermo e Sombrio, com o apoio da prefeitura de Ermo, realizaram uma viagem técnica para o Ceasa de São José/SC. A viagem teve como objetivo articular a comercialização da banana orgânica produzida pelo grupo. A instituição foi apresentada aos agricultores pelo engenheiro-agrônomo André de Medeiros, que na ocasião conversou sobre o volume de comercialização anual de banana, épocas de maiores ofertas e demandas, regras de comercialização no CEASA e rastreabilidade dos produtos agrícolas.