Técnicos de Jardinópolis avaliam espécies florestais

  • Categoria do post:Mídia

A Epagri de Jardinópolis, no Oeste Catarinense, mantém uma Unidade Referência Tecnológica (URT) com espécies florestais para preparar o agricultor com capacitações práticas e técnicas, observando as variedades, o manejo e o desenvolvimento da planta.  Nessa área de terra foram plantadas, em 2015, variedades de eucalipto clonado (clones GG100, GPC 23, Saligna e I144), de Grands Seminal e de Quiri. Em julho uma equipe da Empresa participou de uma visita de avaliação de experimento de espécies de eucalipto e de Kiri.

Segundo o extensionsita rural do município, Claudinei Nossal, no dia foi feita a medição da altura e do diâmetro do tronco de cada árvore. “Queremos avaliar o desenvolvimento vegetativo de cada espécie, ou seja, saber qual foi o crescimento nesses três anos”, explica. Com as medições de cada espécie é possível avaliar o desenvolvimento individual e determinar o momento ideal de se fazer o raleio. “O objetivo é saber qual a espécie vai se desenvolver melhor, neste período de pesquisa, para recomentar ou não o seu plantio na região”, explica.

Colaboraram na avaliação os engenheiros-agrônomos da Epagri Ivaldir Bordignon e Leucir Pedro Moro, além do engenheiro florestal Paulo Floss.

Crédito das fotos: Jornalista Idiomar Tessaro