Jornada virtual da apicultura e meliponicultura alcançou mais de 17 mil pessoas

  • Categoria do post:Mídia
A programação técnica permanece disponível no canal de capacitações on-line da Epagri

Ofertar um evento on-line com demonstração de práticas na agricultura foi um desafio para os organizadores da 1ª Jornada Técnica Virtual de Apicultura e Meliponicultura de SC, realizado de 26 de outubro de 2020 a 13 de novembro de 2020. Foram mais 30 palestras e oficinas com cerca de 1,5 mil participações ao vivo e mais de 17 mil visualizações das transmissões, que estão gravadas e disponíveis no canal de capacitações on-line da Epagri. A maioria dos participantes foram apicultores, meliponicultores, estudantes e técnicos de 15 estados, de todas as regiões do  Brasil. A jornada foi uma promoção conjunta da Epagri, Faasc, UFSC, Sebrae e Senar.

Para Fabiana de Paiva Costa Barros, presidente da Associação de Meliponicultores de Blumenau, o evento foi um marco para a integração entre os apicultores e meliponicultores, além de ter proporcionado muito aprendizado. O apicultor da cidade mineira de Alvinópolis, Farnese Barros, também avaliou a jornada de forma positiva, pois o fato de ser on-line ampliou o alcance para todo o Brasil, haja vista que muitos não conseguiriam participar de forma presencial. “A jornada mudou meu entendimento, desde a criação até o processamento final. Ótimo evento, espero que venham muitos outros”, afirmou o apicultor em Jaraguá do Sul, Dieder Luis Prestini.

Essas avaliações comprovam o sucesso da jornada. “Devido à a realidade que estamos vivenciando com a pandemia, encaramos a realização de evento virtual. Não somos especialistas em informática, gostamos mesmo é de vestir o macacão e estar a campo. Mas procuramos sempre fazer o melhor e  ficamos muito satisfeitos com o envolvimento do setor. Debatemos temas demandados pelo nosso público, assuntos que podem fazer a diferença e que podem ser colocados em prática trazendo melhorias nas diversas frentes apresentadas, como comercialização, agregação de valor, boas práticas de produção, entre outros”, afirma o chefe da Divisão de Estudos Apícolas da Epagri, Rodrigo Durieux da Cunha.

O fato da jornada ser on-line permitiu a participação de pessoas de todo o Brasil

O presidente da Faasc, Ivanir Cella, afirma os eventos virtuais não substituem os presenciais, principalmente para os produtores da agricultura familiar com mais idade, que estão pouco habituados com o uso da internet. “Porém essa jornada comprovou que eventos virtuais alcançam o público mais jovem,  técnicos, professores e estudantes, nos mostrando a necessidade de um plano de ação que contemple diferentes modalidades de encontros: presenciais, virtuais, semipresenciais e também eventos com participação presencial e virtual de forma simultânea”, afirma.

E se você não conseguiu acompanhar a jornada, não se preocupe. A programação permanece no canal de capacitações on-line da Epagri. Seguem abaixo os temas debatidos. Para assistir, basta clicar no título da palestra ou oficina. E para acessar todo o conteúdo do canal de capacitações on-line da Epagri, inscreva-se aqui.

Palestra: A importância do cadastro do criador de abelhas na Cidasc: pra que serve e orientação de como proceder / Pedro Sesterhenn (Cidasc) e Raquel Dettmer (Cidasc)

Oficina: Fabricação de aguardente de mel / Mircon Frühauf (Epagri)

Panorama atual da apicultura e meliponicultura em SC /Ivanir Cella (Epagri)

Panorama atual da apicultura e meliponicultura no Brasil / José de Aragão Soares Brito (presidente da CBA)

Palestra: Quais as possibilidades de o produtor envasar seu próprio mel, como funciona um entreposto de envase de mel / Julcemar Toazza (Presidente da Associação de Apicultores de Quilombo) e Nesio Fernandes de Medeiros

Oficina: Avaliação do entorno e leitura dos quadros para avaliação das condições das colmeias / André Amarildo Sezerino  (Epagri) e Vilmar Franzen (Epagri)

Palestra: Técnicas de colheita e conservação do mel de abelhas sem ferrão / Genna Sousa (Uesb/ Bahia)

Oficina: Como iniciar a criação de abelhas sem ferrão: isca, compra, reprodução / Edegar Becker (Epagri) e Leandro Hubner (Epagri)

Palestra: Serviços do CCA/UFSC: pesquisas na criação de abelhas, testes de laboratório, análise de mel, análise de água para entrepostos / Marcelo Maraschin (UFSC) e Ana Carolina Costa (UFSC)

Palestra: Doenças e intoxicações: principais problemas no Sul do Brasil, e como o criador de abelhas deve proceder em casos de suspeitas / Matheus Mazon Fraga (Cidasc), Aroni Sattler (UFRGS) e André Sezarino (Epagri)

Oficina: Mel na culinária – oficina 1 / Mauricio Prates dos Santos (Epagri) e Daniela Helena Conorath (Epagri)

Oficina: Preparo das colmeias para as principais floradas / Ricardo Scasso (consultor do Senar/SC)

Oficina: Produção de núcleos; produção e introdução de rainhas pelos métodos puxada natural, nucleação e multiplicação de colônias / Luiz Celso Stefaniak (consultor do Senar/SC)

Leis da meliponicultura (Lei 496 e Lei Estadual) e cadastros necessários / Sigfrid Fromming (diretor de meliponicultura da Faasc)

Oficina: Manejo de rainhas de ASF / Ramon Souza (Meliponário Airetama / Associação de Apicultores e Meliponicultores de Joinville, SC)

Palestra: Para que serve e como consumir o própolis, geleia real, pólen e mel e formas de preparo e uso do própolis / Dinorah Boada Bilhalva (Médica especialista em saúde da família)

Funcionamento dos programas Kit Apicultura, Programa de rainhas, Menos Juros / Athos de Almeida Lopes Filho (Diretor de Cooperativismo e Agronegócio da Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca de Santa Catarina)

Oficina: Passo a passo para o produtor de mel poder acessar o Selo Arte / Cidasc

Palestra: Alimentação, genética e outros fatores para alta produtividade de abelhas Apis melífera / Robson Raad (consultor apícola) e Fabricia W. W.Wernk (apicultora)

Oficina: Mel na culinária – oficina 2/ Mauricio Prates dos Santos  (Epagri) e Daniela Helena Conorath (Epagri)

Oficina: Introdução de rainhas, princesas e realeiras em abelhas africanizadas / Fabrícia W. W. Wernk (produtora de rainhas)

Palestra: Aspectos legais para comercialização dos produtos das abelhas / Elvio Isaías da Silva (Epagri) e Ezequiel Nunes (Epagri)

Sistemas de aquecimento para colmeias de ASF / Claudinei Fernandes Venâncio (Meliponario JC – Guabiruba, SC)

Dificuldades encontradas por iniciantes na meliponicultura / Fabiana de Paiva Costa Barros (Presidente da Associação de Meliponicultores de Blumenau)

Debate: Mercado para o mel de abelhas sem ferrão / Haeley Casagranda (Chalé do mel / Chapecó, SC)

Oficina: Produção de hidromel / Dylan Thomas Telles Amandio e Giulia Fabrin Scussel (Nectar Hidroméis)

Oficina: Fabricação de sabonetes, pomadas, cremes e outros produtos utilizando produtos da colmeia / Larissa Raizer (Associação de Apicultores e Meliponiultores de Joinville, SC)

Palestra: Previsão climática para tomada de decisões e manejos na apicultura / Clóvis Roberto Levien Correa (Meteorologista Epagri/Ciram)

Palestra: Cuidados na colheita e extração de mel e tipos de embalagem utilizadas para entrega do mel no entreposto / Mircon Frühauf (Epagri)