Macarrão sem glúten usa cultivares de milho da Epagri: confira a receita

  • Categoria do post:Mídia
Macarrão de fubá agrada pela textura e pelo sabor

Um macarrão sem glúten criado pelo extensionista da Epagri José Nicolau Fernandes em parceria com a agricultora Rita Maria Zanellato Comin, de Siderópolis, faz sucesso pelo sabor e pela textura. Em 2015, eles desenvolveram dois tipos de macarrão, um integral e um convencional, usando farinha de variedades de milho desenvolvidas pela Epagri: o Catarina e o Colorado. Desde então, o macarrão de fubá já foi aprovado por milhares de pessoas dentro e fora de Santa Catarina.

Nicolau percorre o Estado apresentando a novidade e realizando oficinas para orientar as famílias rurais na produção desse tipo de macarrão. “Já conseguimos atingir um grande público que nos procura para mais informações, principalmente os celíacos”, conta.

O extensionista José Nicolau Fernandes percorre SC ensinando agricultores a fabricar o macarrão

Oferecer a esse público um alimento saboroso, valorizando os produtos da agricultura familiar, foi a motivação para criar um macarrão que substituísse a farinha de trigo pela de milho. O glúten é uma proteína presente em cereais como trigo, cevada, aveia e centeio que não pode ser ingerida por pessoas alérgicas ou portadoras da doença celíaca.

Colorado e Catarina

A agricultora Rita, que já fabricava macarrão de farinha de trigo, testou 22 tipos de milho para produzir o de fubá. As duas variedades da Epagri apresentaram os melhores resultados.

Como o próprio nome indica, o milho Colorado tem grãos vermelhos. Com ele, Nicolau e Rita criaram um macarrão sem glúten integral, com massa leve para o consumo e cor avermelhada. Com a farinha do milho Catarina, desenvolveram macarrão convencional isento de glúten.

Macarrão do milho Colorado é integral e tem a cor avermelhada

A agricultora conta que a massa tem confecção simples e pode ser vendida congelada. “Os produtos ficam com leve sabor de milho, que lembra ligeiramente a polenta, mas que pode ser disfarçado com um molho de tempero caprichado”, descreve.

O macarrão de Rita é comercializado na propriedade da família e na Feira Livre de Siderópolis com a marca Rizacó. Além de atender a demanda do mercado, o alimento colabora na divulgação das duas variedades de milho desenvolvidas pela Epagri.

A agricultora Rita Comin testou 22 tipos de milho para fazer o macarrão

Boa opção no campo

Os milhos desenvolvidos pela Epagri são do tipo VPA (Variedade de Polinização Aberta). Diferente do transgênico e do híbrido, o milho VPA é resultado de melhoramento genético em campo, sem alteração de genes em laboratório. É um produto rústico, muito adequado à produção familiar, que apresenta boa resistência à estiagem, boa produtividade e excelente custo-benefício. Para ter acesso a sementes, o agricultor precisa procurar o escritório da Epagri em seu município. Os pedidos são feitos entre maio e julho, o plantio ocorre em agosto e a colheita, entre o fim de novembro e o início de dezembro.

Milhos VPA da Epagri têm boa resistência à estiagem, boa produtividade e excelente custo-benefício

A saca de 10kg do milho Colorado custa R$100 e é suficiente para plantar uma área de 0,5ha. De acordo com o extensionista Thiago Koscrevic, da Epagri de Grão Pará, o investimento é praticamente a metade do valor gasto com sementes híbridas. “Além de ter sementes mais baratas, as variedades de polinização aberta da Epagri têm custo de produção menor. O agricultor gasta menos com adubo e outros insumos”, acrescenta.

Apenas dois ingredientes

O extensionista José Nicolau Fernandes, que já se prepara para apresentar outra novidade com milhos da Epagri – a lasanha de fubá – compartilha a receita do macarrão de sem glúten. “A receita usa apenas dois ingredientes que a família pode produzir na propriedade: fubá e ovos”, destaca.

MACARRÃO DE MILHO SEM GLÚTEN

Ingredientes:

– 1kg de fubá bem fino (textura de farinha de trigo)

– 700ml de ovos

Modo de preparo:

Misture o fubá e os ovos até formar uma farofa. Coloque essa mistura em uma máquina extrusora com o formato desejado de macarrão. Cozinhe em seguida para servir com o molho de sua preferência ou congele.

A fabricação do macarrão de milho é simples