Pescadoras de Balneário Piçarras aprendem a processar carne de frango e de peixe

  • Categoria do post:Mídia
Um dos objetivos do curso é capacitar as pescadoras para que elas possam comercializar os alimentos com maior valor agregado (Foto de curso anterior à pandemia)

A Epagri de Balneário  Piçarras está constantemente promovendo cursos profissionalizantes  para os membros da Colônia de Pesca  Z26 e o próximo, previsto para os dias 1 e 2 de setembro, será sobre processamento de carne de frango. A capacitação é direcionada às pescadoras como uma alternativa de renda extra e será realizado na sede da  referida colônia de pesca.

De acordo com a extensionista social da Epagri no município, Maria de Fátima Borguezan, o objetivo do curso é capacitar as pescadoras para que elas possam preparar novos alimentos para consumo familiar ou até mesmo para comercialização com maior valor agregado, gerando renda, otimizando o orçamento doméstico e incrementando a alimentação da família.

Ela ressalta também que o evento vai seguir todas as normas exigidas para evitar o contágio pelo Covid-19, a começar pelo número de participantes, que será de oito pessoas. As pescadoras vão aprender a desossar frango e preparar coxa recheada, linguiça, medalhão, salame, salpicão e hambúrguer de frango.  O conteúdo inclui também práticas sanitárias para a produção dos alimentos e será realizado novamente em parceria com o Senar/SC.

Processamento de peixe – Até março, antes das atividades presenciais serem suspensas por conta da pandemia do Covid-19, as pescadores foram beneficiadas com dois cursos de processamento de  pescados, onde aprenderam aproveitar melhor o peixe capturado pela família.

No curso foram preparadas receitas como linguiça de peixe, surimi, caldo de peixe, espetinho empanado e hambúrguer de peixe

Nessas capacitações elas aprenderam sobre legislação, segurança e saúde no trabalho, higiene na manipulação dos alimentos, abate e evisceração do pescado, congelamento, filés e  postas defumadas, e receitas como linguiça de peixe  defumado, surimi, caldo de peixe, espetinho empanado e hambúrguer de peixe.

Maria de Fátima afirma que até o final do ano a Epagri vai promover um curso de fabricação artesanal de escamas de peixe, em que as mulheres pescadoras vão aprender a confeccionar diversos tipos de flores, mandalas, enfeites de mesas e bolsas sociais usando essa matéria prima. “Tudo isso pensando em dar a elas novas alternativas de renda, ainda mais nesse momento delicado que estamos vivendo com a pandemia”, diz ela.

Se você ficou com água na boca ao ler essa reportagem, fique tranquilo! A extensionista Maria de Fátima compartilha a receita da linguiça de peixe defumada, que segundo ela é um sucesso nos cursos.

LINGUIÇA DE PEIXE DEFUMADA

linguiça de peixe

Ingredientes por quilo de peixe:

Matéria prima: 95% de filé de peixe e 5% de toucinho defumado

25 gramas de sal

5 gramas de colorau

7 gramas de açúcar

2 pimentas malaguetas

50 gramas de amido

4 gramas de alho

150 ml de água

Sumo de 4 limões ou 50ml de vinagre branco

Tripas calibre 22 a 26

Modo de fazer:

Moer o filé e colocá-lo em uma mistura de água, sal, limão ou vinagre durante 15 minutos. Escorrer a salmoura e prensar a carne. Em seguida misturar todos os ingredientes. Mexer a massa até dar o ponto pastoso para então embutir em tripas. Mergulhar as linguiças em água fervente por 15 minutos e em seguida dar um choque térmico. Defumar por 30 minutos a uma hora a 55ºC. Congelar.

Validade: 2 meses

Rendimento: aproximadamente 16 unidades