Manejo do alho reúne agricultores e técnicos na Epagri de Caçador

  • Categoria do post:Mídia
Participantes observaram experimentos de plantio direto de alho

A Epagri apresentou os resultados de pesquisas com a cultura do alho para mais de 80 produtores e técnicos agrícolas em uma reunião e dia de campo na Estação Experimental de Caçador (EECD). O evento foi realizado na tarde do dia 30 de outubro.

Na reunião técnica, os pesquisadores apresentaram os resultados dos experimentos realizados na última safra de alho. Leandro Hahn explicou os resultados da adubação e nutrição de plantas, relacionando as informações com a produção obtida pelos agricultores na safra de 2019. Por fim, o pesquisador da Epagri apresentou resultados do manejo de solo, como o sistema de plantio direto (SPD) do alho.

Dando continuidade à reunião técnica, Guilherme Mallmann, pioneiro no estudo da ferrugem na região Sul do país, falou sobre a propagação da doença no campo e explicou a iniciativa da Epagri de lançar o sistema de alerta da ferrugem do alho. Segundo ele, produtores e técnicos serão avisados quando há condição para a doença ocorrer e, sobretudo, quando existe início de infecção na lavoura. “A maior dificuldade é controlar a ferrugem depois que ela se instalou e infectou a planta”, informou.

Por fim, o pesquisador da Epagri, Juracy Caldeira Lins Júnior, apresentou os resultados de controle de tripes, uma das principais pragas que atinge a cultura do alho. Ele expôs a eficiência de inseticidas e a dinâmica populacional durante o ciclo.

Os agricultores e técnicos ainda realizaram uma visita ao campo experimental, onde verificaram o desenvolvimento do alho nos sistemas de plantio convencional e plantio direto. A ideia dos pesquisadores da Epagri é avaliar as plantas de cobertura do solo e comparar os resultados na lavoura em relação ao plantio convencional. Entre as plantas de cobertura testadas estão o milheto, o feijão e a crotolária.

As expectativas com os testes são animadoras. “Resultados preliminares mostram que o plantio direto de alho é muito viável. A produtividade no experimento está em torno de 14 toneladas”, destacou Leandro Hahn. Animados, os pesquisadores da EECD já planejam as próximas etapas do projeto. Para 2020, o objetivo é implantar o SPD nas lavouras dos produtores de alho de Santa Catarina, por meio de Unidades de Referência Tecnológica (URTs), que serão conduzidas em uma parceria dos extensionistas da Epagri e técnicos de empresas de assistência técnica.

Assista ao vídeo para conhecer melhor o sistema de plantio direto de alho: