Manejo e qualidade do solo são temas de dia de campo em Xaxim

  • Categoria do post:Mídia

Mais de 60 agricultores dos municípios de Xaxim, Lajeado Grande, Marema e Ouro Verde se reuniram na propriedade da família Teston, em Xaxim, para um dia de campo sobre manejo e qualidade do solo. O evento foi no dia 23 de outubro e promoveu discussões sobre avaliação da qualidade do solo, adubação e fertilidade química, rotação de culturas, cobertura do solo e práticas de terraceamento.

Segundo o extensionsita da Epagri em Xaxim, engenheiro-agrônomo Jeferson João Soccol, o evento retoma o trabalho de conservação dos solos que a Epagri já desenvolveu de forma muito intensa no passado, mas agora utilizando ferramentas de planejamento mais atuais, como o cálculo de espaçamentos de terraços baseado na contenção de enxurradas.

“Os problemas causados pela degradação dos solos são evidentes na região, tanto em épocas de chuvas intensas quanto em estiagens. Por isso o trabalho de capacitação e o estímulo à melhoria e conservação de solo é extremamente importante e estratégico, e tem um forte impacto econômico, ambiental e social”, diz Jeferson.

Os instrutores do dia de campo foram os extensionistas rurais Marcelo Bassani, Murilo R. Mota, Jeferson J. Soccol e Juliano G. Garcez, além do engenheiro-agrônomo da Cooperalfa, Marcelo Barella.

No vídeo a seguir, veja como a construção de terraços é uma prática indicada para proteger o solo e evitar a erosão nas áreas agrícolas.