Diversificação da produção melhora a renda e a qualidade de vida no campo

  • Categoria do post:Mídia

Para garantir a renda e ficar menos vulnerável aos imprevistos, o agricultor familiar catarinense têm investido no cultivo de produtos variados para tem uma produção muito diversificada.  A família Ballico, do município de Paraíso, no Oeste do estado, é um exemplo a ser seguido. Ela produz vinhos coloniais, licores, sucos, geleias, doce de leite, queijos coloniais, açúcar mascavo e mel de abelhas nativas.

“Qualidade de vida no meio rural com saber, sabor e saúde”, afirma o extensionista rural da Epagri de São Miguel do Oeste, engenheiro-agrônomo Clístenes Antônio Guadagnin. Ele relata que a família é assessorada pela Empresa há 10 anos, e desde então vem sendo orientada em boas práticas de fabricação, diversificação da produção e valorização do saber local com agregação de valor aliados à preservação do meio ambiente e embelezamento dos arredores da moradia.

“Como é bom ser extensionista: de quebra ainda ganhamos uma provinha das delícias temos a oportunidade de adquirir produtos de excelente qualidade e sabor”, diz Clístenes. Os extensionistas do município que atendem a família Ballico são Carlos Airton Paganini e Andréia Sevald.

 

Conheça a experiência de outra família do Oeste Catarinense que ao diversificar a produção está melhorando a renda da propriedade e envolvendo os jovens nas atividades.