Irineópolis realiza reunião técnica sobre poda de árvores frutíferas

  • Categoria do post:Mídia
Demonstração prática de poda das fruteiras

Agricultores de diversas comunidades de Irineópolis, no Planalto Norte Catarinense, participaram de uma reunião técnica sobre poda de árvores frutíferas de clima temperado do pomar doméstico, uso de calda sulfocálcica para tratamento de inverno e uso de técnicas de produção orgânica para controle de pragas que atacam essas fruteiras. O evento foi no dia 15 de agosto, na propriedade da família Lima, na comunidade do Rio Branco.

Segundo o extensionista da Epagri do município, Jair Jung, é comum as famílias agricultoras da região possuírem um pequeno pomar com diversas frutíferas de clima temperado, como pêssegos, ameixas, caquis, maçãs, uvas, além de alguns tipos de citros para o consumo de subsistência. “Essas frutíferas invariavelmente precisam de poda e de cuidados para uma boa produção”, afirma.

O curso teve conteúdos práticos e teóricos, A parte teórica tratou da fisiologia das plantas – circulação de seiva, composição de gemas, desenvolvimento vegetativo e produtivo, etc.. No campo foi realizada a demonstração prática de poda das diversas fruteiras do pomar na propriedade. Durante a demonstração foram discutidos diversos métodos alternativos existentes para controle de pragas e de doenças das fruteiras, como o ensacamento de frutos, uso de iscas, armadilhas, etc.

“Durante a atividade também estimulamos os agricultores a contarem suas experiências com as frutíferas, a falar quais espécies possuem, quais ainda gostariam de plantar, como podam, como controlam pragas e doenças e também como utilizam as frutas para consumo. A experiência foi enriquecedora pois essa troca de experiências torna o grupo mais unido, inclusive para tratar de assuntos relativos à renda nas propriedades”, ressalta o extensionista.