Urupema ganha nova estação meteorológica

urupemaO município de Urupema, conhecido nacionalmente pelas baixas temperaturas, ganhou uma nova estação meteorológica. O conjunto de equipamentos tem o objetivo de apoiar a tomada de decisão dos fruticultores, principalmente os produtores de maçã, do momento correto para intervir com medidas de controle de doenças e pragas.

A inauguração foi no dia 25 de outubro, na localidade de Bossoroca, quando participaram em torno de 25 fruticultores da comunidade. Com base nas informações sobre o tempo e clima geradas pela estação, e participando das reuniões semanais realizadas pela engenheira-agrônoma Marcia P. Arruda nas localidades do município, os fruticultores poderão fazer o uso de agrotóxicos de forma mais racional e preventiva, visando uma maior eficiência na sua utilização, buscando uma fruta de melhor qualidade e com redução de custos na atividade.

A implantação da Estação se deu através do empenho e parceria entre Epagri/Ciram, prefeitura de Urupema e os proprietários da área, Celio e Renato de Souza Andrade. O evento contou com a presença de colaboradores da Epagri: o coordenador de Indicação Geográfica, Edson Silva; o técnico responsável pela estação meteorológica Rafael Sizani; e o extensionista local, engenheiro-agrônomo Cristian L. de Medeiros. Segundo Edson, Urupema agora é um município diferenciado porque possui a maioria das localidades atendidas com estações meteorológicas.

Também prestigiaram o evento de inauguração a vice-prefeita Cristiane Muniz Pagani, o chefe de gabinete Rosaldo Pagani, o secretário de Agricultura e Meio Ambiente Geber Andrade, e a engenheira-agrônoma Marcia Pinto de Arruda.