BLOG-Epagri

Epagri lança o Pec Jovem, curso voltado para capacitação de jovens que atuam na produção de leite

• Pecuária

A Epagri está desenvolvendo no Oeste Catarinense o Pec Jovem, um curso voltado para jovens com foco no desenvolvimento da pecuária leiteira, atividade presente em 80% das propriedades da região. A capacitação vai de março a novembro e reúne 23 agricultores, entre 18 e 29 anos de idade, dos municípios de Seara, Arvoredo, Itá e Paial. Este é o primeiro curso nesses moldes e servirá de piloto para a realização em outras regiões.

Cada alternância acontece em um município da região (Foto: Epagri/Divulgação)

O líder do Projeto Pecuária nas regiões de Concórdia e Campos Novos, engenheiro-agrônomo Márcio Angelo Titon, explica que o curso tem uma grade curricular focada em produção de leite à base de pasto, sistema preconizado pelo Programa Estadual de Pecuária da Epagri. “As capacitações são planejadas para que as alternâncias sejam de um dia e aconteçam nos municípios. Cada encontro conta com um turno teórico e um turno prático, quando deslocamos a turma até uma propriedade, normalmente uma URT de pecuária, para fazermos demonstrações de método atreladas ao que foi passado de forma teórica de manhã”, diz. As capacitações acontecerão em nove etapas ao longo de 2023, sempre na última quinta-feira do mês.

Cada encontro conta com um turno teórico e um turno prático (Foto: Epagri/Divulgação)

Em cada etapa serão abordados diferentes temas relacionados à pecuária de leite e sobre questões socioeconômicas e ambientais. Conforme o extensionista da Gerência Regional da Epagri em Concórdia, Rafael Antônio Presotto, durante o curso os jovens poderão identificar os pontos de melhoria de suas propriedades e acessar o apoio de políticas públicas da Secretaria da Agricultura, tais como o Kit Forrageira, Projeto Realiza, Conecta Jovem.

A realização dos cursos recebe o apoio das Secretarias Municipais de Agricultura, de cooperativas de crédito da região (Sicoob, Cresol, Sicredi e CrediSeara) e do Laticínios Muller.

Fazem parte da turma 23 agricultores, com idades entre 18 e 29 anos (Foto: Epagri/Divulgação)

Mais informações:

Márcio Angelo Titon, líder do Projeto Pecuária nas regiões de Concórdia e Campos Novos

Gisele Dias, jornalista
(48) 3665-5147 / 99989-2992

Conheça uma propriedade do Sul Catarinense que se tornou uma referência tecnológica na área da bovinocultura de leite a partir da gestão de um jovem produtor rural.