Pular para o conteúdo

BLOG-Epagri

Centro de Treinamento da Epagri em Tubarão abre nos próximos dias cursos para mulheres e jovens do campo

  • Social

O Centro de Treinamento da Epagri em Tubarão (Cetuba) abre nos próximos dias cursos para jovens e mulheres do campo, com objetivo de capacitá-los para gestão e protagonismo nos negócios e em suas comunidades. Todas as atividades agendadas acontecem a partir das 9h, no Cetuba (Rd. SC 370, Km 173- Rua Dolores Corrêa Goulart, S/N, Bairro São Matinho). 

No dia 28 de março o Cetuba realiza aula inaugural para capacitação de mais uma turma de jovens rurais (Fotos: Divulgação / Epagri)

Os cursos de mulheres e de jovens contarão com 32 alunos cada, a capacidade máxima de atendimento simultâneo. Suselei  Brunato Weber, extensionista da Epagri na região, explica que, inicialmente, seriam oferecidas 25 vagas em cada curso, mas com o grande interesse, a Epagri ampliou o número de vagas disponíveis.  

21 de março, aula inaugural do curso de mulheres

Aula inaugural do curso Flor-e-ser, voltado para capacitação de mulheres do meio rural da região de Tubarão, com a presença de autoridades, alunas, seus familiares e técnicos da Epagri. O curso Flor-e-Ser foi instituído pela Epagri em 2019 e já capacitou agricultoras e pescadoras de várias regiões de Santa Catarina. Durante o curso, as mulheres desenvolvem um plano de negócio, que poderá ser executado pela participante com apoio institucional.

24 de março, encontro das egressas do curso de mulheres

Cerca de 80 mulheres já capacitadas pela Epagri foram convidadas para o encontro de egressas

Foram convidadas cerca de 80 mulheres agricultoras e pescadoras da região, que passaram pelo curso Flor-e-ser desde 2012, quando ele foi implementado. Elas ouvirão palestra e também conhecerão casos de sucesso de ex-alunas que implementaram ou pretendem implementar seus planos de negócio. Suselei explica que o objetivo da Epagri com essa atividade é dar seguir acompanhando a trajetória delas e avaliar  os resultados que elas alcançaram após o curso. “Queremos saber se elas assumiram posições de liderança em suas comunidades, se implementaram seus planos de negócios, quais as dificuldades que vêm enfrentando”, descreve a extensionista. 

28 de março, aula inaugural do curso Organização, gestão e protagonismo com jovens

Jovens da região de Tubarão serão capacitados em mais uma edição do curso Organização, gestão e protagonismo de jovens, desta vez com foco na pecuária leiteira. A aula inaugural terá a presença dos jovens e seus familiares, além de lideranças, autoridades e profissionais da Epagri. A Gerência Regional da Epagri de Tubarão capacita há anos homens e mulheres da região, com idades entre 18 e 29 anos, que atuam no campo e no mar, para assumirem o protagonismo nos negócios da família, bem como nas suas comunidades. Ao final do curso, cada aluno elabora seu projeto de vida, com proposta de melhorias no negócio da família. Os melhores projetos recebem apoio institucional para serem implementados. A capacitação de jovens rurais e do mar é uma política implementada pela Epagri em 2012, que já capacitou cerca de 3 mil pessoas nos 13 Centros de Treinamento da Empresa espalhados pelo Estado. 

Informações e entrevistas
Suselei  Brunato Weber, extensionista Gerência regional da Epagri em Tubarão
(48) 36319449

Informações para a imprensa
Gisele Dias, jornalista
(48) 3665-5147 / 99989-2992

Pular para o conteúdo