Pular para o conteúdo

BLOG-Epagri

Epagri terá nove vitrines tecnológicas no 19º Campo Agroacelerador, de 23 a 25 de fevereiro

A 19ª edição do Campo Agroacelerador terá a presença da Epagri em nove vitrines tecnológicas, onde a Empresa vai apresentar as tecnologias que oferece aos agricultores para a produção de pitaia, maracujá, banana, hortaliças, arroz, milho, forrageiras e plantas bioativas. O evento é promovido anualmente pela Cooperativa Agroindustrial de Jacinto Machado (Cooperja) e será entre os dias 23 e 25 de fevereiro, no Campo Demonstrativo da Cooperja (CDC).

No evento deste ano a Epagri vai apresentar tecnologias para a produção de frutas, hortaliças, grãos, forrageiras e plantas bioativas (Foto: Richard Junglaus/Epagri)

A Epagri também vai marcar presença no 5° Fórum do Arroz, previsto para o dia 23, às 13h30, no auditório do CDC. O pesquisador da Estação Experimental em Itajaí, Marcos do Vale, será um dos palestrantes. O fórum vai discutir diversificação e rentabilidade em áreas de arroz irrigado.

O Campo Agroacelerador possui uma programação diversificada que permite a presença de diversos públicos, desde associados, produtores, técnicos, estudantes e a comunidade em geral. O evento conta com painéis variados e vitrines tecnológicas sobre o agronegócio, apresentações a campo de diversas culturas, fórum específico sobre arroz, feira da agricultura familiar, horto com plantas bioativas, dinâmicas e exposição de máquinas e animais.

O evento é gratuito. Mais informações e inscrições aqui.

Vitrines tecnológicas da Epagri

Serão duas estações dedicadas ao arroz, onde serão apresentados os cultivares da Epagri e informações sobre os graus-dia para a cultura (Foto: Richard Junglaus/Epagri)

Confira com mais detalhes o que será apresentado em cada vitrine tecnológica:

1 – Pitaia – variedades de pitaia produzidas no Sul Catarinense, com suas vantagens e desvantagens;

2 – Maracujá – regulagem de pulverizadores e aplicação de produtos fitossanitários. A estação busca chamar a atenção de aspectos básicos para aplicação de produtos para controle de pragas e doenças na cultura do maracujá, como peneiras, pontas, pressão de trabalho, qualidade da água, volume de calda e dose;

3 – Banana – monitoramento e controle de moleque-da-bananeira. A estação vai relatar aos produtores como proceder ao monitoramento dessa praga nos bananais e a montagem de armadilhas para seu controle;

4 – Olericultura – serão apresentados materiais promissores de olerícolas, técnicas de manejo e conservação do solo e abordados os princípios do Sistema  Plantio Direto de Hortaliças (SPDH)

5 – Arroz 1 – serão apresentados os tradicionais cultivares de arroz desenvolvidos pela pesquisa da Epagri, com suas características agronômicas;

6 – Arroz 2 – graus-dia para cultura do arroz. Serão apresentados informações de acompanhamento dos estágios de desenvolvimento da cultura do arroz, considerando a soma térmica acumulada para a cultura desde o momento do plantio. Essas informações são úteis no planejamento e tomada de decisão sobre o manejo da cultura.

7 – Milho – intensificação de uso das áreas produtoras de grãos, com ênfase na conservação do solo. Proposta: 5 safras em 2 anos. Apresentação do Sistema Santa Fé da Embrapa (consórcio milho x braquiária);

8 – Forrageiras – serão apresentadas espécies forrageiras utilizadas para alimentação de bovinos de leite e corte mais promissoras para a região, método de implantação, cultivo e manejo com foco na nutrição  equilibrada e uso de alimentos que compõem a dieta animal;

9 – Horto de plantas bioativas –  trabalho realizado em parceria com os núcleos femininos da Cooperja e com a Pastoral da Saúde. Serão apresentados os trabalhos realizados ao longo do ano pelo Grupo Temático trabalhado, distribuição de mudas e oficinas sobre produtos à base de plantas bioativas. 

Uma das vitrines chama a atenção para a aplicação de produtos para controle de pragas e doenças na cultura do maracujá (Foto: Richard Junglaus/Epagri)

Mais informações e entrevistas:

Edson Borba, gerente da regional da Epagri em Criciúma, fone: (48) 48 99622-1605.

Informações para a imprensa:

Cinthia Andruchak Freitas ou Isabela Schwengber, jornalistas
(48) 3665-5147

Conheça o horto medicinal de Jacinto Machado, que faz parte das vitrines tecnológicas da Epagri no evento.

Pular para o conteúdo