Pular para o conteúdo

BLOG-Epagri

Artigo científico discute necessidade de diversificar cultivares de maçã no Brasil

Necessidade da diversificação de cultivares na cadeia produtiva da maçã no Brasil é o título de um artigo publicado na mais recente edição da revista Agropecuária Catarinense, publicação científica editada pela Epagri. O conteúdo discorre sobre questões ligadas à concentração de cultivo das maçãs Gala e Fuji no Brasil, o que redunda em problemas que envolvem questões práticas desta cadeia produtiva, como período de colheita, por exemplo.

Brasil produz pouco mais de um milhão de toneladas de maçãs por ano (Foto: Aires Mariga / Epagri)

O artigo é assinado pelo pesquisador da Epagri/Ciram, Gabriel Berenhauser Leite, e pelos pesquisadores Marcus Vinicius Kvitschal e Marcelo Couto, da Estação Experimental da Epagri em Caçador. Os autores expõem que, atualmente, cerca de 95% da maçã produzida no país provém dos cultivares Gala e Fuji e seus mutantes. “Isso tem provocado diversos problemas no meio produtivo, como concentração de colheita, necessidade de mão de obra em apenas duas épocas e aumento do custo de produção, por exemplo”, relata o documento.

O Brasil produz pouco mais de um milhão de toneladas de maçãs por ano, em média. Quase toda essa produção é concentrada nos três estados da Região Sul. Mas nas últimas décadas o sistema produtivo sofreu um drástico estreitamento na base genética dos seus cultivos. Além dos riscos crônicos inerentes à vulnerabilidade genética da espécie, os cultivares Gala e Fuji sofrem com a falta de adaptação climática à maioria das regiões produtoras de maçãs. O artigo afirma que nem mesmo o uso de tecnologia garante solução para essa questão.

“A logística de uso da mão de obra, que representa um pouco mais de 50% do custo total de produção, também é um grave problema que afeta essa cadeia produtiva”, alerta o artigo. Os autores relatam que, gradualmente, a disponibilidade de mão de obra para fruticultura tem se tornado escassa, desqualificada e com custo elevado. 

O artigo está subdivido em seções que tratam do cenário atual da cadeia produtiva e as suas dificuldades, cultivares disponíveis, necessidade de mudanças de cenários no setor da maçã do país, e visão de futuro.

20 cultivares disponíveis

A Epagri é a única instituição no Brasil que faz melhoramento genético de macieira. Esse trabalho já colocou à disposição dos fruticultores 20 cultivares de maçã de alta qualidade, adaptados ao nosso clima, resistentes a doenças e com alta produtividade. Os cultivares Luiza, Venice e Isadora, desenvolvidos pela Empresa, estão sendo comercializados no mundo sob a marca SAMBÓA.

A Empresa também desenvolve e difunde uma série de tecnologias de produção, manejo de pomares, combate a doenças e tecnologia de armazenagem dos frutos com qualidade, cujos trabalhos são essenciais para garantir que o Brasil seja um dos maiores produtores de maçã do mundo, mesmo sob condições de clima tropical a subtropical.

Clique aqui para ler o arquivo científico.

Informações para a imprensa
Cinthia Andruchak Freitas ou Isabela Schwengber, jornalistas
(48) 3665-5147

Pular para o conteúdo