Pular para o conteúdo

BLOG-Epagri

Epagri seleciona viveiristas interessados em comprar borbulhas certificadas de citros

A Epagri está selecionando 20 viveiristas de mudas cítricas interessados em comprar borbulhas certificadas de cultivares de citros. A seleção será realizada às 14h, do dia 31 de janeiro. Interessados podem se inscrever neste  link.

Serão disponibilizados 28 cultivares de citros (Foto: Aires Mariga / Epagri)

Luana Aparecida Castilho Maro, pesquisadora da Estação Experimental da Epagri em Itajaí explica que a Epagri atendeu às exigências do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e conquistou a prerrogativa de certificar sua própria produção de borbulhas cítricas. “Borbulhas são gemas que darão origem a novas plantas. Quando elas são certificadas, há a garantia de que o material propagativo oferecido ao citricultor terá qualidade genética e fitossanitária, ou seja, o pomar será mais resistente à doenças e com uma boa produtividade”, esclarece a pesquisadora.

De acordo com Luana, serão disponibilizados 28 cultivares de citros nas categorias Planta Básica e Planta Matriz. O comprador poderá utilizar estas borbulhas para a formação de borbulheiras próprias e para a inscrição de planta matriz. “Como é a primeira vez que o Estado oferta borbulhas certificadas de citros, está aberta ao setor a possibilidade de produzir, também pela primeira vez, mudas certificadas de alta qualidade, com garantia genética e fitossanitária” atesta a pesquisadora.  Ela relata que estas mudas serão adquiridas pelos citricultores para formação de pomares mais sadios e produtivos.

Poderão participar do processo pessoas físicas ou jurídicas, inscritas no Registro Nacional de Sementes e Mudas (RENASEM) como produtores de sementes e mudas, que atenderem a todas as exigências contidas no edital. Os documentos para inscrição devem ser entregues até às 14h do dia 31 de janeiro, na Estação Experimental da Epagri em Itajaí (EEI), onde também acontece a sessão para análise, classificação e julgamento dos participantes. A EEI fica na Rodovia Antônio Heil, 6.800, Bairro Itaipava, Itajaí.

Informações e entrevistas
Luana Aparecida Castilho Maro, pesquisadora da Epagri
(47) 33986352

Informações para a imprensa
Gisele Dias, jornalista
(48) 3665-5147 / 99989-2992

Pular para o conteúdo