Pular para o conteúdo

BLOG-Epagri

Manutenção das estações maregráficas da Epagri garante eficiência no armazenamento de dados

A Epagri dispõe de uma rede composta por 10 estações maregráficas ao longo de toda costa catarinense para monitorar a altura da maré, cujos dados podem ser acessados pela sociedade em tempo quase real no site Litoral On-line. Para que os dados sejam coletados sem falhas, essas unidades recebem manutenções preventivas periódicas pela equipe técnica da Epagri/Ciram. Com isso, a Empresa terminou o ano de 2022 com uma eficiência média geral de armazenamento no banco de dados acima de 99% para as séries de dados da altura da maré .

Manutenções preventivas garantiram uma eficiência média geral de armazenamento no banco de dados acima de 99% para as séries de dados da altura da maré (Foto: Matias Boll)

Segundo o pesquisador da Epagri/Ciram Matias Boll, dispor de séries de dados com o menor número de falhas possível é uma condição fundamental para o monitoramento ambiental de sucesso. “Séries com muitas falhas acabam se tornando uma matéria-prima de pouco valor para a pesquisa, especialmente para o estudo e cálculo das constantes harmônicas e para fazer uma estimativa dos valores máximos e mínimos que a maré pode alcançar em determinado ponto da costa. O ideal seria dispor de pelo menos 20 anos de dados com o mínimo de falhas possível”, diz ele. A rede maregráfica da Epagri completa 11 anos no início de 2023.

Em 2022, a equipe da Epagri/Ciram dedicou 49 dias exclusivamente à manutenção das estações maregráficas. Em 28 viagens, eles percorreram 12,5 mil quilômetros, o equivalente a mais de 25 viagens de Sul a Norte no Litoral de Santa Catarina pela BR-101. “Nesse período visitamos 64 estações, perfazendo uma média de 2,3 estações por viagem, ou 1,3 estações por dia de viagem”, relata Matias.

Os dados de monitoramento da maré podem ser vistos no site Litoral On-line , desenvolvido pela Epagri em 2016 para atender a uma demanda dos Portos de São Francisco do Sul e Imbituba. Em um único portal estão reunidos um grande número de informações meteorológicas e das condições do mar para Santa Catarina.

Mais informações e entrevistas

Matias Boll

Fone: (48) 3665-5174 / e-mail: matias@epagri.sc.gov.br

Informações para a imprensa
Gisele Dias, jornalista
(48) 3665-5147 / 99989-2992

No vídeo a seguir, veja como monitorar as marés e o vento na costa de SC na plataforma Litoral Online.

Pular para o conteúdo