Inscrições abertas para o 3º Simpósio de Fruticultura da Região Sul, evento on-line e gratuito

  • Categoria do post:Mídia

Está aberta uma oportunidade para pesquisadores, estudantes, técnicos e agricultores aprimorarem o conhecimento sobre a produção de frutas no Sul do Brasil. O 3º Simpósio de Fruticultura da Região Sul (Frusul), que será realizado de 28 a 30 de junho de forma on-line, está com as inscrições abertas de forma gratuita. “O objetivo do evento é contribuir para o fortalecimento e a difusão da fruticultura na região Sul do Brasil, trazendo experiências nacionais e internacionais”, resume Rafael Roveri Sabião, pesquisador da Epagri e coordenador do evento.

Evento é voltado para pesquisadores, estudantes, técnicos, agricultores e outros membros da cadeia produtiva

Dentro do tema “Fruticultura sustentável multidisciplinar”, o 3º Frusul vai trazer novidades para os cultivos de videira, citros, abacateiro, fruticultura temperada e subtropical, abordando áreas como mercado, produção de mudas, nutrição e fitossanidade. A programação conta com palestras de especialistas, casos de sucesso apresentados por agricultores, além de tecnologias, inovações e resultados de pesquisas.

Os participantes ainda poderão publicar e apresentar trabalhos científicos, tanto na forma de pôsteres digitais, quanto de apresentações orais. A submissão de resumos está aberta até o dia 15 de junho neste link.

Objetivo do Frusul é compartilhar informações para fortalecer e difundir a fruticultura no Sul do Brasil

As edições anteriores do Frusul foram realizadas em 2017 e 2019, com média de 300 participantes cada uma e 100 resumos de trabalhos científicos recebidos. Na edição deste ano, com a transmissão virtual, a expectativa dos organizadores é dobrar o número de participantes.

As instituições envolvidas na organização, realização e promoção do evento são: Epagri, UFFS, UTFPR, Cesurg, Unoesc, Unochapecó, Acacitros, Aeagro, Pollen Parque Científico e Tecnológico e Prefeitura Municipal de Chapecó (PMC).

Fruticultura no Oeste Catarinense

Chapecó, no Oeste de Santa Catarina, é a cidade-sede do Frusul 2022. Embora a economia dessa região seja alicerçada na produção de suínos, leite e aves, a fruticultura está presente em grande parte das propriedades, principalmente em pomares domésticos. “A fruticultura mostra-se como alternativa a essas atividades, sendo uma opção de maior rentabilidade para os produtores em pequenas áreas, diversificando a produção e a renda familiar”, destaca Rafael Roveri Sabião, pesquisador da Epagri. 

O Oeste Catarinense soma mais de 3,9 mil fruticultores. Cerca de 60% das propriedades da região possuem até 10 diferentes espécies de frutas em pomares domésticos. Os citros estão presentes em praticamente todas as localidades rurais: o cultivo comercial regional de laranja, por exemplo, corresponde a 76% da área de produção estadual. A produção de tangerina representa 15% da área catarinense e a viticultura equivale a 17% da área e 28% do total produzido em todo Estado.

Cultivo de citros está presente em grande parte das propriedades rurais do Oeste Catarinense

Fruticultura em Santa Catarina

Santa Catarina produz 1,3 milhão de toneladas de frutas em mais de 54 mil hectares, cultivados por 13 mil produtores. O setor contribui para a economia do estado, com valor bruto de produção (VBP) de mais de R$1,6 bilhão. As frutas com maior representatividade são banana, maçã, maracujá, uva, citros, pêssego/nectarina e ameixa.

Valor Bruto de Produção (VBP) da fruticultura catarinense é de R$1,6 bilhão

Acesse o site do Frusul, inscreva-se e confira a programação do evento.

Serviço:

O quê: 3º Simpósio de Fruticultura da Região Sul (Frusul)

Quando: 28 a 30 de junho

Onde: transmissão on-line

Inscrições gratuitas em: www.frusul.com.br

Mais informações: Rafael Roveri Sabião, pesquisador da Epagri/Cepaf e coordenador do evento – (49) 2049 77560.