Flor e Ser, produção de arroz, sanidade na piscicultura e cultivo do berbigão são assuntos do Panorama Agrícola desta semana

Videira realiza a partir de amanhã o curso Mulheres em Ação, Flor e Ser. Na entrevista desta segunda-feira, dia 16 de maio, no Panorama Agrícola, a coordenadora do programa Capital Humano e Social da Epagri na região, Cirlei Inês Werlang da Silva, diz que 26 mulheres vão participar da capacitação em empreendedorismo, associativismo e organização. São agricultoras de Videira, Caçador, Frei Rogério, Tangará, Fraiburgo, Arroio Trinta, Salto Veloso, Iomerê, Rio das Antas e Lebon Régis.

Também nesta segunda, Adilson Moss, gestor do Centro de Treinamento em São Miguel do Oeste, faz um convite para o curso Processamento de Cana-de-açúcar

Já no Panorama Agrícola de terça-feira, dia 17 de maio, Hector Haverroth, gerente regional de Joinville, dá detalhes do curso de produção de arroz que acontecerá a partir de 28 de junho em Itajaí. Preparo do solo para o cultivo, tratos culturais necessários, colheita, pós-colheita, custo de produção e rentabilidade estão no conteúdo do curso, assim como novas tecnologias.

Turismo rural no Extremo Oeste é outro assunto de destaque na terça-feira, com Jane Alice Gotardo Zanin, do programa Gestão de Negócios e Mercado da Epagri na região.

Na quarta-feira, dia 18, a meteorologista Maria Laura Rodrigues conta sobre a rede voluntária de observadores de fenômenos climáticos, parceria do Ciram com os extensionistas da Epagri.

Dia 19, quinta-feira, Luiz Rodrigo Mota Vicente, médico-veterinário e coordenador em Aquicultura e Pesca no Sul do Estado fala, no Panorama Agrícola, sobre o primeiro Seminário Sul-catarinense de Piscicultura, que ocorre na sexta-feira em Tubarão.

Pesquisa do CEDAP (Centro de Desenvolvimento em Aquicultura e Pesca) com berbigão também é assunto do programa, com o pesquisador João Guzenski, que fala sobre o potencial de cultivo para o molusco que faz parte da cultura e da gastronomia da costa catarinense.

Sexta, dia 20, tem Zap Rural: qual a calcário ideal? Extensionista Filipe Espíndola responde. Ouça ainda informações, com receita, do nabo, na voz de Ana Lúcia Ribeiro.

Ouça o programa da Epagri na emissora de rádio do seu município, ou em Sound Cloud e Spotify.