Receitas com mel: aprenda a usar o ingrediente em pratos salgados e doces

  • Categoria do post:Mídia

Santa Catarina está em clima de Feira do Mel até sábado (14) e o evento é uma oportunidade para renovar o estoque em casa e colocar esse ingrediente na alimentação. Consumir mel é uma forma saborosa e inteligente de cuidar da saúde, especialmente nos meses mais frios. Mas não é só na forma in natura e em doces que ele faz bonito: vale a pena também experimentar o sabor que ele dá a carnes e saladas.

Para estimular o consumo desse alimento, a organização da Feira do Mel de Santa Catarina está disponibilizando três livros de receitas que podem ser baixados aqui. Um deles é o Mel na Culinária, produzido pela Epagri (baixe aqui), que reúne receitas resgatadas com famílias de agricultores catarinenses. Confira duas receitas dessa publicação:

Coxinhas da asa de frango com mel e mostarda (Receita do Grupo Coluna do Templo, Assentamento Hermínio Gonçalves – Caçador/SC)

Ingredientes:

1kg de coxinhas da asa

Sal e pimenta do reino a gosto

Manteiga para untar

3 colheres de sopa de mel

Suco de ½ limão

5 colheres de sopa de molho de mostarda

Modo de preparo:

Tempere as coxinhas da asa de frango com sal e pimenta e deixe repousar por 30 minutos. Forre uma forma com papel-alumínio, unte-a com manteiga e acomode as coxinhas. Leve para assar em forno preaquecido a 200°C por 15 minutos. Enquanto isso, prepare um molho misturando o mel, o limão e a mostarda. Quando o frango estiver assando há 15 minutos, retire-o do forno, vire as coxinhas e pincele com o molho. Leve ao forno novamente por mais 15 minutos. Retire, vire as coxinhas e pincele com o restante do molho. Leve pela última vez ao forno. O tempo aproximado para assar é de 45 minutos.

Bolo de aveia e mel com uvas-passas (Receita: Helenara da Rosa)

Ingredientes:

4 gemas de ovos

1 xícara de açúcar

1 xícara de chá de mel

1 xícara de leite

1 e 1⁄2 xícara de farinha de trigo

1 e 1⁄2 xícara de aveia em flocos

1 colher de sopa de fermento em pó

4 claras de ovos batidas em neve

1⁄2 xícara de uvas-passas

Farinha de trigo e margarina ou manteiga para untar

Modo de preparo:

Bata na batedeira primeiro as gemas e o açúcar. Com a batedeira ligada, acrescente o mel, depois o leite, a farinha de trigo, a aveia e o fermento. Desligue a batedeira e misture delicadamente as claras em neve. Por último, coloque as uvas-passas. Unte uma forma com margarina e farinha de trigo. Asse por 30 a 40 minutos em forno preaquecido a 280°C.

Serviço:

XXI Feira do Mel de Santa Catarina

Largo da Alfândega – Centro de Florianópolis, de 11 a 14 de maio

Horário dias de semana – 8hs às 19hs

Horário no sábado – 8hs às 12hs

Mais informações: http://www.faasc.com.br/meldesantacatarina/

Saiba mais sobre as boas práticas de produção de mel em Santa Catarina: