Epagri capacita professores e nutricionistas de São Joaquim para plantio de hortas escolares

Cultive uma horta e colha qualidade de vida. Com esse tema a Epagri capacitou professores e nutricionistas das escolas municipais e estaduais de São Joaquim. A atividade aconteceu em 20 de abril, no Centro de Treinamento da Epagri no município.

Foram capacitados 15 professores, além de nutricionistas

Foram 15 docentes capacitados, além de nutricionistas, “que sem dúvida têm um papel importante de incentivo e planejamento dos cardápios em conjunto com as ações voltadas as hortas escolares”, descreve Cristiane Lopes Couto, extensionista da Epagri no município e uma das organizadoras do evento.

Os extensionistas da Epagri Carlos Magno de Almeida e Catiline Schimtt apoiaram a capacitação, que foi realizada em conjunto com a secretaria municipal de educação, através do Programa Gente Catarina.

“O trabalho de educação ambiental associado às hortas escolares está presente no município há mais de 10 anos, em ações realizadas em escolas do meio rural com o principal objetivo de cuidar do ambiente da escola, permitir uma maior interação de alunos e comunidade escolar com o meio no qual estão inseridos e motivar a valorização e o contato com a terra e o meio ambiente”, descreve Cristiane.

Parceria

“O secretário de educação do município, Fabiano Padilha, procurou a Epagri para esta ação de capacitação dos professores para fortalecer ainda mais esta parceria que já vem acontecendo há anos”, enaltece a extensionista. Ela destaca ainda o objetivo de motivar, incentivar e formar multiplicadores dentro das escolas para a efetivação e ampliação deste trabalho.

Para Jacira Vieira Hugen, uma das professoras, a capacitação foi muito valiosa e o aprendizado significativo. “Tive um olhar diferente sobre várias questões, e levar este conhecimento para o trabalho na escola é uma responsabilidade”, relata. Ela lembra que, como multiplicadores, cabe aos professores fazerem com que as coisas aconteçam, “levando a cada criança e adolescente a vontade de embelezar o seu ambiente e saber que é possível plantar e colher o seu alimento”, comenta.

Cristiane entende que, através de ações como esta, a secretaria de educação, professores, nutricionistas e extensionistas da Epagri buscam construir soluções por meio de ações integradas. Contribuem desta forma para os objetivos do Programa Gente Catarina, que visa a redução dos índices de abandono e evasão escolar, trazendo atividades práticas e prazerosas, voltadas ao resgate do contato com a natureza, a importância do cuidado com o ambiente e a necessidade de uma alimentação saudável e equilibrada.

A capacitação foi realizada com base no conteúdo do Boletim Didático nº 43 Epagri: Cultive uma horta e colha qualidade de vida – Recomendações gerais para o cultivo e a utilização do paisagismo e jardinagem no ambiente escolar.