Águas de Chapecó investe R$ 1,3 milhão em energia fotovoltaica no meio rural

  • Categoria do post:Mídia

Em 2021, os agricultores do município de Águas de Chapecó investiram mais de R$ 1,3  milhão  em energia fotovoltaica, por meio do Programa Investe Agro SC, na linha de financiamento para Fortalecimento das Cadeias Produtivas. Foram 16 projetos que atenderam a demanda de energia elétrica em 16 propriedades rurais nas áreas de avicultura de corte, bovinocultura de leite, suinocultura e produção de hortaliças.

Os projetos atenderam a demanda de energia elétrica em 16 propriedades rurais

O Investe Agro SC é uma política pública da Secretaria de Estado da Agricultura, da Pesca e  do Desenvolvimento. A Epagri, através de seus técnicos, acompanhou os agricultores na tomada de decisão quanto ao investimento proposto e elaborou os projetos de investimento agropecuário e os encaminhamentos da documentação necessária para liberação dos recursos pelos agentes financeiros para implantação de sistemas de captação de energia solar fotovoltaica.

Propriedades beneficiadas atuam na área de avicultura de corte, bovinocultura de leite, suinocultura e produção de hortaliças

A extensionista rural de Águas de Chapecó, Marlene Boniatti, destaca que a Secretaria de Estado da Agricultura, através do Fundo de Desenvolvimento Rural, apoia os investimentos com subsídio de parte dos juros desses financiamentos, na ordem de 2,5%, sendo que os juros nos agentes financeiros para projetos na linha do Pronaf no ano agrícola 2021/2022 foi de 3%. “Esses subsídios são importantes, pois permitem a implantação de tecnologias limpas pelos agricultores, redução nos custos de produção e consequentemente maior apropriação do retorno da produção”, diz Marlene.