Porteira Aberta em Florianópolis e energia fotovoltaica no Oeste são assuntos do Panorama Agrícola

A Epagri realiza esta semana, no sábado, dia 7 de maio, mais uma edição do Porteira Aberta. Vai ser no Centro de Treinamento localizado no bairro Itacorubi, em Florianópolis. Na programação, feira da agricultura familiar e temas como Sistema de Plantio Direto em Hortaliças (SPDH), Plantas Alimentícias Não-Convencionais (PANCS) e Cores da Terra. O evento vai ter exposições dos trabalhos realizados pelo CIRAM e CEDAP (Aquicultura e Pesca), meliponários e doação de mudas nativas. No Panorama Agrícola desta segunda-feira, a gerente da Regional da Epagri na Grande Florianópolis, Adriana Tomasi Alves, faz um convite para a comunidade aderir ao Porteira Aberta.

No Panorama Agrícola de terça-feira, dia 3 de maio, o assunto é fertilizante, com o pesquisador Rafael Cantú, da Estação Experimental de Itajaí. Ele aborda a questão da reciclagem dos nutrientes como alternativa e explica como transformar resíduos em fertilizantes. Fala ainda da fixação do nitrogênio no solo e da necessidade de um bom planejamento antes do cultivo, com análise do solo para uma adubação correta.

No dia 4 de maio, o programa de rádio da Epagri tem informações sobre o mosquito da dengue. O pesquisador Rodolfo Vargas Castilhos, entomologista no Centro de Pesquisa da Agricultura Familiar (CEPAF) em Chapecó, diz como identificar o mosquito transmissor da doença e enfatiza a necessidade de conscientização e prevenção.

Energia fotovoltaica ganha espaço no campo. Esse é o tema da entrevista do Panorama Agrícola de quinta-feira. A agrônoma Marlene Boniatti, do escritório de Águas de Chapecó, destaca que a energia, agora, não é mais um custo, mas sim um insumo produzido na propriedade rural. Só no ano passado, 16 propriedades passaram a investir na energia fotovoltaica em Águas de Chapecó.

Na sexta-feira, o Panorama Agrícola apresenta os benefícios do brócolis, com Ana Lúcia Ribeiro, do Centro de Treinamento da Epagri em Joinville, e ensina como a fazer um repelente natural com citronela, na voz da extensionista Lilian Mortari Castelani, de São Carlos.

Ouça o Panorama Agrícola na emissora de rádio do seu município. Também em Sound Cloud ou no Spotify.