Epagri apresenta tecnologias para a cultura da pitaia em Simpósio Internacional no Peru

  • Categoria do post:Mídia

O extensionista rural da Epagri em Maracajá, engenheiro-agrônomo Ricardo Martins, apresentou as principais tecnologias de cultivo da pitaia desenvolvidas em Santa Catarina e as tendências de mercado e comercialização da fruta no Brasil durante o III Simpósio Tecnológico Internacional e Encontro de produtores de Pitaya do Peru. Ele representou a Epagri no evento, que foi realizado entre os dias 24 e 27 de março, em Huaral, Distrito de Lima.

Evento reuniu produtores, técnicos e profissionais de países como Equador, Brasil e Peru

“Foi uma oportunidade incrível para disseminar as boas práticas de produção da pitaia, estreitar laços de pesquisa e extensão com outros países e também conhecer o sistema de produção dessa fruta no país anfitrião”, ressaltou Ricardo. O evento foi organizado pelo grupo Manada e reuniu produtores, técnicos e profissionais de países como Equador, Brasil e Peru.

Extensionista rural Ricardo Martins representou a Epagri no simpósio

O simpósio contou com mais de 200 participantes e as palestras abordaram diversos temas, como industrialização, processamento, manejo, sistemas de produção e comercialização. Foram realizados também dias de campo e visitas técnicas com o objetivo de conhecer o sistema de produção de pitaias do Peru. O evento contemplou também uma feira no município de Huaral, com a comercialização e apresentação de diversos produtos derivados da fruta, como geleias, sorvetes e sucos.

No vídeo a seguir, veja dicas para produção da pitaia, um negócio que tem atraído muitos produtores em Santa Catarina.